EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

RESPOSTAS ANIMADORAS

zero hora 02 de dezembro de 2013 | N° 17632

EDITORIAL




O Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho começam a cumprir nesta segunda-feira o último dos seis compromissos assumidos publicamente há um ano, no lançamento da segunda fase da campanha institucional A Educação Precisa de Respostas, destinada a contribuir para a qualificação do ensino no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Na ocasião, todos os veículos e profissionais do grupo assumiram os seguintes desafios: 1) Divulgar temas relacionados ao ensino com foco prioritário no interesse dos estudantes; 2) Valorizar a escola como centro de saber e espaço para o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos; 3) Dar visibilidade aos indicadores de qualidade da educação, especialmente às avaliações das escolas; 4) Defender a valorização dos profissionais do ensino; 5) Mobilizar a sociedade para participar ativamente no processo educacional, estimulando os pais a se tornarem agentes fiscalizadores da qualidade da aprendizagem; 6) Destacar e premiar iniciativas inovadoras e positivas de ensino, para que sirvam como referência de qualificação.

Pois hoje, com todas essas metas em pleno andamento, a RBS entrega o 1º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, aos finalistas e vencedores do concurso de projetos voltados para a mediação de leitura. De um total de 936 trabalhos inscritos nos dois Estados, foram selecionados 18 relacionados a experiências inovadoras que estão sendo feitas em escolas públicas, privadas e nas comunidades onde atuam os educadores. Os projetos foram cuidadosamente avaliados pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que dá apoio técnico à Fundação Maurício Sirotsky.

Amplamente divulgados pelos veículos de comunicação do Grupo RBS nas últimas semanas, esses projetos podem ser interpretados como respostas muito animadoras para os questionamentos que fizemos no lançamento do prêmio: Por que a educação brasileira ocupa colocações tão constrangedoras nos rankings internacionais? Por que um percentual elevado de estudantes não está na série correspondente à idade? Por que pouquíssimos querem seguir a carreira de professor? Por que tantos chegam ao final do Ensino Médio sem aprender matemática? Por que a maioria dos alunos brasileiros não aprende o esperado para a sua idade? Por que muitos pais não participam da vida escolar de seus filhos?

Essas questões estão sendo bem equacionadas por professores e educadores que ousam, saem da rotina e conquistam a atenção dos estudantes com conteúdos atraentes e consistentes. Eles estão dando as melhores respostas para os desafios da educação. Por isso seus trabalhos estão sendo valorizados e premiados, com o propósito prioritário de que sirvam de exemplo e se multipliquem pelo universo do ensino.

O Grupo RBS acredita que a educação é um dos mais poderosos instrumentos para transformar as pessoas e tornar o mundo melhor. Entende, ainda, que uma empresa de comunicação socialmente responsável tem o dever de contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. E estas crenças se fortalecem ainda mais com a excelente receptividade que o público está conferindo às iniciativas referidas.

O prêmio que será entregue hoje, em Florianópolis, consolida a nossa principal crença: a educação precisa não apenas de respostas, mas também precisa de estímulos e reconhecimentos. Essas questões estão sendo bem equacionadas por professores e educadores que ousam, saem da rotina e conquistam a atenção dos estudantes com conteúdos atraentes e consistentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário