EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

UM RETRATO DA EDUCAÇÃO

ZERO HORA 26 de dezembro de 2013 | N° 17655

DO LEITOR

Lições da Turma 11F: Um retrato da educação



A reportagem Lições da Turma 11F, publicada em Zero Hora no domingo (22), revelou o cotidiano de uma classe no colégio Julio de Castilhos, em Porto Alegre. Segunda, questionado sobre os problemas apontados, o secretário Jose Clovis de Azevedo afirmou que a situação no Julinho é “uma exceção”, fruto de “má gestão da escola”.

A partir das declarações de Azevedo, Zero Hora perguntou em mural se você concorda com o secretário e qual a sua impressão sobre a rede pública estadual. O mural segue aberto em zhora.co/muraljulinho.

A situação do Julinho não é um fato isolado não. Minha filha está no segundo ano no Colégio Protásio Alves e desde o primeiro ano faltam professores. Os poucos professores que há estão sobrecarregados, dão 20 minutos de aula e se ausentam. Outros vivem em licença. Quando procuramos a coordenação da escola, ouvimos que nada pode fazer porque o Estado não dá condições.

Marcelo Ferreira, Porto Alegre – RS

Minha escola tem um muro baixo (que está caindo) que permite que marginais entrem e ameacem professores e alunos. Chamamos a Brigada (que também sofre com este governo) e ela nem vem mais. A Secretaria de Educação diz que o dinheiro para o muro já está garantido, mas faz três anos e não é liberado nunca.

Luciane Gomes, Pelotas – RS

Com toda a autoridade de quem vive a realidade de uma sala de aula do Estado cotidianamente, discordo em gênero e grau da afirmação do secretário de Educação, pois, além da falta de investimentos na infraestrutura, o atual sistema de ensino visa à formação de cidadãos totalmente inaptos à vida política e a uma formação científico-universitária.

Moisés Simões Moreira, Canela – RS

Basta o aluno estudar somente uma disciplina por área e está aprovado. E o aluno que abandonou o ano letivo e volta 20 dias antes de o ano acabar, esse tem direito a fazer avaliações (PPDA) e, mesmo que não seja satisfatório, terá uma nova chance em março, quando os professores iniciam o ano com mais de 50 alunos em sala. Não recebemos apoio nem sugestões de pais, eles não visitam a escola. Mas, ao final do ano, querem seus filhos aprovados, mesmo que tenham 80% de faltas.

Rosane Bohne, Tramandaí – RS

A escola Uruguai, localizada no Moinhos de Vento, está em situação precária. A escola ficou sem energia elétrica nas semanas finais do ano letivo. Há problemas de infiltração, um gerador teve que ser alugado. Alguns pais estão se mobilizando, fazendo denúncias ao Ministério Público e ao Corpo de Bombeiros, pois a situação elétrica é precária e perigosa. É revoltante o descaso, pagamos tantos impostos para quê?

Rodrigo de Araujo Rosa, Porto Alegre – RS

O Médio Politécnico só veio para prejudicar. A qualidade de ensino, que já era rara por problemas diversos, foi piorada, devido à redução da carga horária de outras disciplinas. O Seminário Integrado propõe que os alunos trabalhem em projetos de pesquisa em uma fase da vida em que ainda não têm a maturidade e a formação necessária, já que muitos ingressam no Ensino Médio com dificuldades graves de leitura e escrita.

Rodrigo Ferreira, Charqueadas – RS

Como todo político brasileiro, põe a culpa nos outros. Temos pequena chance de melhorar nosso padrão de educação se o secretário acha que só uma escola do Estado tem problemas sérios.

Luis Carlos Amon, Porto Alegre – RS

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