EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 7 de dezembro de 2013

RS NO TOPO DO ENSINO SUPERIOR


ZERO HORA 07 de dezembro de 2013 | N° 17637

TAÍS SEIBT*

ENSINO SUPERIOR. RS no topo do país

Indicadores divulgados pelo MEC põem a UFRGS, pelo segundo ano consecutivo, em primeiro lugar entre as universidades



As instituições gaúchas de Ensino Superior fecham o ano letivo com motivos para comemorar. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi considerada a melhor universidade brasileira pelo segundo ano consecutivo, e o Rio Grande do Sul foi o único Estado a não ter nenhum curso suspenso pelo Ministério da Educação. Os indicadores, publicados ontem no Diário Oficial da União, apontam ainda para o crescimento da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que entrou no grupo das 10 melhores do país.

Na avaliação do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, embora a universidade figure com bons resultados em diferentes rankings, inclusive internacionais, a avaliação nacional do MEC é importante porque proporciona uma comparação mais contextualizada dos níveis de excelência da educação superior no país, além de servir como instrumento de gestão para guiar novas políticas acadêmicas.

Instituição da Capital atinge nível máximo de qualidade

A reitora da UFCSPA, Miriam da Costa Oliveira, também comemora o aumento do índice da universidade, que passou de 3,92 em 2011 para 4 em 2012, chegando à faixa 5, nível máximo de qualidade na classificação do MEC (confira tabelas com as avaliações ao lado).

– Estou muito mais contente do que surpresa porque nós já vínhamos numa trajetória de crescimento, e a tendência é de melhoria contínua, uma vez que há cursos que ainda não se submeteram ao Enade – projeta Miriam.

Segundo a reitora da instituição, que ficou em nono lugar no levantamento, a avaliação do MEC tem importância particular para a UFCSPA, que, devido ao pequeno volume de alunos e por contemplar uma área específica do conhecimento, não tem a oportunidade de concorrer com outras instituições em ranqueamentos internacionais.

*Colaboraram André Mags, Roberto Azambuja e Thiago Tieze


Instituições mal avaliadas sujeitas a supervisão

Além das duas universidades na faixa 5, o nível máximo, o número de instituições gaúchas na faixa 4 subiu de 27 em 2011 para 31 em 2012. A classificação do Ministério da Educação tem por base o Índice Geral de Cursos (IGC), que inclui a média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação.

Tanto no IGC quanto no CPC, as instituições recebem notas de 1 a 5 e são classificadas em uma escala também de 1 a 5, sendo que as faixas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, e as unidades de ensino ficam sujeitas a medidas de regulação e supervisão. Foi o caso de 270 cursos que tiveram o ingresso de novos alunos no próximo ano letivo suspenso pelo MEC – nenhum deles no Rio Grande do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário