EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

OS RECADOS DO ENEM


ZERO HORA  28 de novembro de 2013 | N° 17628


EDITORIAIS




Ao liberar os resultados do Enem de 2012, o Ministério da Educação manda um recado claro aos operadores do Ensino Médio, governos, prefeituras, secretarias de Educação, diretores de escolas e comunidades: há solução para o mau desempenho e sempre é possível aperfeiçoar o que já está funcionando bem. Mesmo que, numa avaliação geral, o Enem esteja longe de apresentar resultados satisfatórios, há lições relevantes no mural de performances. Um ensinamento é proporcionado por escolas de regiões menos privilegiadas. São esses os casos de dois educandários privados do Piauí que, num ambiente de carências, num Estado pobre, obtiveram notas excepcionais. O Grupo CEV ficou em 19º nas provas objetivas, e o Colégio Lerote obteve a quinta média na redação.

As duas escolas são algumas das ilhas de excelência do país e devem ser copiadas no que têm de melhor. O argumento de que são colégios privados e por isso dispõem naturalmente de melhores condições é derrubado pelo próprio Enem. O melhor desempenho médio nas provas objetivas, em todo o país, é das escolas públicas federais. É o caso do Rio Grande do Sul, com apenas duas escolas na lista das cem que mais pontuaram – e as duas são mantidas pela União. A escola particular gaúcha melhor posicionada aparece em 111º lugar. A performance do Rio Grande do Sul, considerando-se escolas públicas e privadas, é constrangedora, com a repetição do oitavo lugar no ranking geral das provas objetivas. Em redação, o Colégio Cenecista João Batista de Mello, de Lajeado, é o único entre os cem primeiros, na 99ª posição.

O Enem denuncia, de maneira geral, a precariedade do ensino público estadual e municipal em todas as unidades da federação e as particularidades do Rio Grande do Sul. São dados concretos sobre a degradação da educação na etapa mais importante da formação de cidadãos. O lamentável é que esse alerta se repete há muito tempo. O Enem termina sendo a reprovação de todos os que deveriam mudar uma realidade que, todo ano, o exame denuncia.


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