EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

domingo, 3 de novembro de 2013

VAMOS BOTAR A MÃO NA MASSA?

ZERO HORA 03 de novembro de 2013 | N° 17603

BRUNA SCIREA

PARA MUDAR A EDUCAÇÃO



E se a educação fosse realmente encarada com o valor social que tem? E se cada pai, irmão ou tio perguntasse a sua criança como foi o dia dela na escola? E se você se juntasse a outros e dedicasse algumas horas na semana a um projeto na área do ensino?

A educação muda a sociedade, preserva seus valores e permite desenvolvimento. E se a sociedade unisse esforços para retribuir e, desta vez, invertendo a ordem, transformasse a educação?

Essas perguntas pretendem promover uma reflexão sobre o compromisso de cada um, e não apenas de gestores e professores, no processo educacional.

Para reunir exemplos de que ações simples levam a resultados concretos, Zero Hora conversou com educadores, especialistas e também com gente que não teria ligação nenhuma com o mundo do ensino, não fosse a inquietação de querer mudá-lo.

Da Finlândia, veio a certeza de que a presença da comunidade é fundamental para que a escola pública se torne uma opção atrativa – a confirmação é da própria ministra da Educação do país, Jaana Palojärvi (confira na página lado).

Mas existem muitas outras convicções como essa que já se espalham há tempos pelo Brasil. Uma delas é defendida pela diretora-executiva do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz:

– Uma sociedade que valoriza o conhecimento sabe claramente que é seu o dever de tornar mais fértil o terreno da educação. O produto da sociedade é aquilo que ela valoriza.

O gaúcho Eduardo Lima sabe disso. Largou a publicidade para criar um canal de vídeos educativos e gratuitos na internet. Maluco? Não. Convicto.

– Não importa se você pode ajudar uma ou um milhão de pessoas. Cada um sempre poderá ser uma revolução à sua escala – ele responde.

Vamos botar a mão na massa? A importância do engajamento da sociedade no sistema de aprendizagem é tema da campanha A Educação Precisa de Respostas, promovida pelo Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Educação, compromisso de todos

A Bruxa será a porta-voz desta nova fase da campanha A Educação Precisa de Respostas, promovida pelo Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Ao lado da Bruxinha, a personagem vai mobilizar a sociedade a dar prioridade para a educação, estimulando a qualidade da aprendizagem e o aperfeiçoamento da gestão escolar no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário