EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

domingo, 3 de novembro de 2013

ESCOLA DE PAIS: APRENDA A PARTICIPAR



ZERO HORA 03 de novembro de 2013 | N° 17603

PARA MUDAR A EDUCAÇÃO

Escola de Pais: aprenda a participar



Sempre que tira uma boa nota na escola, Taís Heck, 13 anos, corre até o pai para exibir seu desempenho. Para o vigilante Vilson Heck, 46 anos, cada uma destas demonstrações de orgulho da filha é um convite para que ele participe, sempre e cada vez mais, da comunidade escolar em que está inserido.

É por isso que Vilson faz parte, desde o início do ano, da Escola de Pais criada na instituição em que Taís frequenta o 8º ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. O colégio ficou em primeiro lugar no último Ideb (anos finais) entre as escolas municipais da Capital.

Em encontros mensais, o grupo recebe profissionais para discutir temas ligados à adolescência, como sexualidade e drogas, e também se envolve em aspectos administrativos da escola, como planejamento do ano letivo, organização das festas e identificação de prioridades para os investimentos.

– Está entre os deveres dos pais mostrar aos filhos o quanto a escola é importante para o desenvolvimento deles como cidadãos. A Escola de Pais surgiu para que a família e a escola possam compartilhar os atos de educar e ensinar – afirma a vice-diretora Adriana Branchelli.

Neste primeiro ano do projeto, o número de pais que se envolvem com a iniciativa ainda não chega a 10. Vilson sabe que muitas famílias não conseguem conciliar os horários de trabalho com a atenção à escola, mas vê outros motivos para a pouca procura:

– Tem pais que acham que a escola é um depósito, onde se pode largar e pegar as crianças depois do trabalho. Por isso, muitas famílias nem conhecem os professores. Não é assim. É preciso estar perto para acompanhar e ajudar nas dificuldades que surgirem. A escola é uma extensão da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário