EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

domingo, 3 de novembro de 2013

A VOLTA DO FILHO PRÓDIGO



VIA FACEBOOK

Regina Poa


"A Volta do Filho Pródigo", quadro de Rembrandt, exposto no Museu Hermitage, São Petersburgo, na Rússia. O artista revela, na imagem do filho que retorna, seu coração sofrido e a confiança no pai que não o rejeita.

Notem as mãos do pai sobre os ombros do filho. A mão esquerda do pai é masculina, forte, larga, viril, firme, e a mão direita é feminina, suave, terna, mão de mãe.

Talvez Rembrandt quisesse expressar que tanto o amor de pai quanto o amor de mãe tem de ser incondicional. As mãos de um pai acolhe, protege, sustenta, dá segurança e fortalece o filho, mesmo que ele não mereça. Ao mesmo tempo, tem de acariciar, afagar, confortar e oferecer consolo, como uma mãe faria.

Pai é proteção, mãe é consolo. Enquanto o pai perdoa, a mãe acalma o coração de um filho e abriga-o da mesma forma que o fez quando ele ainda estava em seu ventre (a posição fetal do filho, no quadro, simboliza isso).

Bem, é a minha interpretação. Rembrandt deve ter tido a sua quando pintou este quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário