EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

SEGURANÇA ESCOLAR SEM TREINAMENTO ESPECÍFICO

Sem treinamento específico, PMs começam a atuar em escolas no Rio - FOLHA.COM, 03/05/2012 - 16h18

Os policiais militares escalados para patrulhar escolas estaduais no Rio começaram na quarta-feira (2) a atuar sem terem recebido formação específica para a função. O treinamento só será ministrado a partir da semana que vem.

A decisão de colocar policiais armados nas escolas foi tomada para ampliar a segurança nas unidades. Os PMs atuarão para evitar aliciamento de menores no entorno das instituições, o consumo e venda de drogas e até bullying.

Segundo o coordenador do Proeis (Programa Estadual de Integração da Segurança), coronel Odair Junior, os PMs já possuem capacitação para atuar com crianças, não havendo sendo risco em iniciarem a atividade sem treinamento específico.

"Estamos preparando um programa de treinamento com todos os policiais. Vamos concluir na próxima semana, para termos o perfil do curso. Não podemos perder do horizonte que vamos tratar com adolescentes e crianças. Mas não é uma experiência nova trabalhar com o público menor de 18 anos", disse ele, citando programa de orientação de repressão ao uso de drogas em escolas.

Para o secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, a elaboração do treinamento precisa da análise do início do programa.

"Começamos agora com um piloto. Eles entram em treinamento nas próximas semanas. Precisamos testar o modelo para fazer o ajuste fino necessário", disse ele.

Mais de 400 PMs foram selecionados para atuar em 90 escolas estaduais. Eles atuarão no horário de folga com autorização da corporação e recebem pagamento extra pelo serviço.

O Proeis foi criado para evitar que agentes façam "bico" sem supervisão da PM. Além do convênio com a Secretaria de Educação, há outras 13 entidades públicas e concessionárias que participam do programa, com um total de 3.452 policiais envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário