ENSINO ZEN. Projeto de psiquiatra indiana testa os efeitos da meditação para melhorar o comportamento de estudantes em Eldorado do Sul - LARA ELY, ZERO HORA 04/05/2012
Quem diria que entoar mantras em sala de aula poderia ajudar a diminuir a violência? Um projeto realizado na Escola Estadual Hiroshima, em Eldorado do Sul, dedicado a ensinar a prática da meditação para crianças em idade escolar, vem reduzindo a ansiedade e transformando o comportamento dos estudantes.
Esse é o trabalho que a psiquiatra Anmal Arora desenvolve há pouco mais de dois anos como parte das ações da ONG Mente Viva. Com cerca de 15 minutos diários de concentração e entoação de mantras, as crianças ficam mais tranquilas, afetuosas e apresentam melhoras cognitivas e comportamentais. A constatação é da diretora, Eliana Salazar. Menos ansiosos, os alunos estão brigando menos:
– Até as brincadeiras na hora do intervalo tornaram-se diferentes. O futebol do recreio não é mais o mesmo.
O trabalho desenvolvido no Brasil é uma adaptação de um projeto trazido dos Estados Unidos, em cidades com alta criminalidade. Segundo a indiana, um estudo feito em Washington acompanhou o projeto aplicado em 8 mil crianças, durante oito semanas e verificou 25% de redução da violência.
Anmal traz de casa o gosto pela técnica de relaxamento. Foi seu pai, o físico quântico Harbans Lal Arora, quem trouxe o projeto para o Brasil. A indiana utiliza técnicas de autoconhecimento e ioga. Nas escolas, ela destaca a importância de capacitar educadores:
– Ensinamos os professores a trabalhar a meditação em sala de aula, pois são eles quem estão presentes no dia a dia da escola. Se o professor está mais tranquilo, confiante, otimista, ele também vai levar isso para sua turma.
O trabalho voluntário terá seus efeitos medidos pela pesquisadora em neuropsicologia Rochele Paz Fonseca, da PUCRS. O estudo deve ficar pronto até o final do ano.
A prática também poderá ser conhecida no TEDxLaçador, ciclo de palestras rápidas (a fim de serem compartilhadas, posteriormente, na internet) que acontece amanhã, em Viamão (ver quadro).
Este blog mostrará as deficiências, o sucateamento, o descaso, a indisciplina, a ausência de autoridade, os baixos salários, o bullying, a insegurança e a violência que contaminam o ensino, a educação, a cultura, o civismo, a cidadania, a formação, a profissionalização e o futuro do jovem brasileiro.
EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
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