EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

MANTRAS PARA PREVENIR VIOLÊNCIA

ENSINO ZEN. Projeto de psiquiatra indiana testa os efeitos da meditação para melhorar o comportamento de estudantes em Eldorado do Sul - LARA ELY, ZERO HORA 04/05/2012

Quem diria que entoar mantras em sala de aula poderia ajudar a diminuir a violência? Um projeto realizado na Escola Estadual Hiroshima, em Eldorado do Sul, dedicado a ensinar a prática da meditação para crianças em idade escolar, vem reduzindo a ansiedade e transformando o comportamento dos estudantes.

Esse é o trabalho que a psiquiatra Anmal Arora desenvolve há pouco mais de dois anos como parte das ações da ONG Mente Viva. Com cerca de 15 minutos diários de concentração e entoação de mantras, as crianças ficam mais tranquilas, afetuosas e apresentam melhoras cognitivas e comportamentais. A constatação é da diretora, Eliana Salazar. Menos ansiosos, os alunos estão brigando menos:

– Até as brincadeiras na hora do intervalo tornaram-se diferentes. O futebol do recreio não é mais o mesmo.

O trabalho desenvolvido no Brasil é uma adaptação de um projeto trazido dos Estados Unidos, em cidades com alta criminalidade. Segundo a indiana, um estudo feito em Washington acompanhou o projeto aplicado em 8 mil crianças, durante oito semanas e verificou 25% de redução da violência.

Anmal traz de casa o gosto pela técnica de relaxamento. Foi seu pai, o físico quântico Harbans Lal Arora, quem trouxe o projeto para o Brasil. A indiana utiliza técnicas de autoconhecimento e ioga. Nas escolas, ela destaca a importância de capacitar educadores:

– Ensinamos os professores a trabalhar a meditação em sala de aula, pois são eles quem estão presentes no dia a dia da escola. Se o professor está mais tranquilo, confiante, otimista, ele também vai levar isso para sua turma.

O trabalho voluntário terá seus efeitos medidos pela pesquisadora em neuropsicologia Rochele Paz Fonseca, da PUCRS. O estudo deve ficar pronto até o final do ano.

A prática também poderá ser conhecida no TEDxLaçador, ciclo de palestras rápidas (a fim de serem compartilhadas, posteriormente, na internet) que acontece amanhã, em Viamão (ver quadro).

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