EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DESEMPREGO JOVEM

 

 EDITORIAL CORREIO DO POVO, 23/05/2012

OIT alerta sobre desemprego jovem


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) está alertando os líderes mundiais acerca de tendência de que a taxa de desemprego entre os jovens se mantenha em índices elevados até o ano de 2016. O aviso está consubstanciado no relatório Tendências Mundiais do Emprego dos Jovens, divulgado nesta terça-feira, o qual indica que o montante de jovens desempregados, com idades entre 15 e 24 anos, deverá chegar a 75 milhões em 2012.

Para o diretor-executivo da OIT para o Emprego, José Manuel Salazar-Xirinachs, essa realidade preocupante pode ser vencida se os governos lançarem mão de políticas públicas eficientes para gerar postos de trabalho para a juventude. Para isso, é necessário que a criação de empregos seja prioridade e que os investimentos no setor privado ganhem escala. Para o ano em curso, a previsão é que haja 4 milhões a mais de jovens sem emprego na comparação com 2007.

De acordo com o levantamento da OIT, a percentagem da mão de obra jovem sem trabalho deve chegar a 12,7%, um índice parecido com o que foi verificado no auge da crise que assolou o mundo em 2008/2009. Esse total supera por pequena margem o quadro de 2011, quando foi registrado um desemprego de 12,6% nesse contingente.

Segundo o dirigente da OIT, as medidas que os governos devem tomar passam por alívios fiscais e incentivos para os empresários que têm como prática contratar jovens. Também devem ser estruturados nos países programas de empreendedorismo e de qualificação de mão de obra, meios de acessos aos capitais e implementada uma rede social protetiva dos jovens que se encontrem em situação de vulnerabilidade.

O alerta da OIT deve servir para que os governantes busquem equacionar as questões de um segmento que precisa ver resolvidas suas demandas. Encontrar ocupações para os jovens é uma tarefa urgente, pois só assim eles poderão ter uma vida estável e produtiva.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Esta notícia confirma a deficiência de uma educação que não focaliza o futuro do jovem no mercado de trabalho, não motiva e nem o prepara para uma autonomia financeira. No Brasil, havia uma época que várias escolas tinham oficinas de aprendizado técnico que encaminhava o aluno a uma profissão, ao trabalho. Lembro das Escolas Técnicas e das Escolas Agrícolas que tinham apoio até dos militares da ditadura. Hoje vivemos uma democracia civil que esquece, desvaloriza, sucateia, tira autoridade e discrimina os professores, como se esta área não fosse importante para o futuro do país. O programa de Escolas Técnicas prometidas pela presidente Dilma deveria decolar e atingir todas as escolas públicas e privadas do país, transformando-as em centros geradores de futuros artistas, atletas, técnicos, cientistas e profissionais em todas as áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário