EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 15 de maio de 2012

O IMPASSE SOBRE O PISO

ZERO HORA, 5 de maio de 2012 | N° 17070

 

EDITORIAL

 

A anulação, pela Justiça gaúcha, do acordo firmado entre o Ministério Público e o governo do Estado garantindo provisoriamente o pagamento de R$ 1.451 para o magistério volta a chamar a atenção para a dificuldade de ser garantido um mínimo de estabilidade no ensino público. O fato de a alternativa encontrada ter sido definida como um “equívoco técnico-jurídico” pelo juiz José Antônio Coitinho, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, num dia marcado por protestos de professores, torna o impasse ainda mais explosivo. Até que haja um acerto viável e capaz de atender às ponderações de todas as partes, quem deverá enfrentar dias de intranquilidade, mais uma vez, são os alunos e seus familiares, que sofrem diretamente as consequências da impossibilidade de um acerto duradouro.

Nos dois lados com visões antagônicas da questão – o do poder público e o do magistério –, há ponderações consistentes que não podem deixar de ser levadas em conta. O Piratini, que alega não dispor dos recursos necessários, contesta o valor fixado em âmbito federal por ter tomado como base um reajuste de 22% de acordo com a variação do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O magistério alega que, sobre o total pago como abono, não incidem vantagens, o que desrespeitaria o plano de carreira.

Ainda assim, ambos os lados precisarão chegar a um acordo mínimo que concilie a alegada falta de recursos do setor público com a incontestável baixa remuneração do magistério, apontada sempre entre as menores do país. A decisão judicial tomada agora é passível de recurso e o que a educação pública estadual precisa é de providências estabilizadoras.

Lamentavelmente, não foi apenas a falta de verbas que levou a crise do ensino a esse ponto. Tanto o radicalismo da corporação do magistério quanto os excessos de políticos em campanha se encarregaram de ampliá-la. O momento deveria ser encarado como uma oportunidade para enfrentá-la de vez, para tranquilidade de quem depende do ensino público.

Contesta o valor fixado em âmbito federal por ter tomado como base um reajuste de 22% de acordo com a variação do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O magistério alega que, sobre o total pago como abono, não incidem vantagens, o que desrespeitaria o plano de carreira.

Ainda assim, ambos os lados precisarão chegar a um acordo mínimo que concilie a alegada falta de recursos do setor público com a incontestável baixa remuneração do magistério, apontada sempre entre as menores do país. A decisão judicial tomada agora é passível de recurso e o que a educação pública estadual precisa é de providências estabilizadoras.

Lamentavelmente, não foi apenas a falta de verbas que levou a crise do ensino a esse ponto. Tanto o radicalismo da corporação do magistério quanto os excessos de políticos em campanha se encarregaram de ampliá-la. O momento deveria ser encarado como uma oportunidade para enfrentá-la de vez, para tranquilidade de quem depende do ensino público.

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