EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

domingo, 6 de maio de 2012

APARTHEID EDUCACIONAL

Marcos Rolim, jornalista, ZERO HORA 06/05/2012

Todos os dados disponíveis sobre educação no Brasil apontam para uma realidade dramática: a qualidade do ensino público oferecido às crianças e adolescentes é, como regra, muito ruim. A cada três anos, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mede os conhecimentos nas áreas de leitura, matemática e ciências entre estudantes de 15 anos de idade em 65 países – entre eles o Brasil – com o Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa). Em 2009, foram 400 mil jovens que fizeram a prova; 20 mil deles brasileiros, de todos os Estados.

Embora tenha apresentado melhora em comparação ao levantamento anterior, os dados do Pisa situam o Brasil entre os últimos colocados (54ª posição do ranking). A prova mostrou que a grande maioria dos alunos brasileiros está no primeiro dos seis níveis de conhecimento. Nenhum deles chegou ao nível mais alto em ciências e só 20 o alcançaram em leitura e matemática.

Os resultados, especialmente entre os alunos das nossas escolas públicas, é uma tragédia. Os alunos com melhor colocação na prova foram os de Xangai, na China. Outros países asiáticos, como a Coreia do Sul e Cingapura, também obtiveram ótimas posições. A Finlândia foi o país com melhor pontuação entre as nações europeias. Acima da média da OCDE, apareceram também Bélgica, Estônia, Islândia, Holanda, Noruega, Suíça e Polônia.

A precarização do ensino público nos níveis Fundamental e Médio no Brasil se fez acompanhar da migração dos filhos das classes médias e altas para o ensino privado. Assim, quem pode se protege da tragédia e assegura aos seus uma educação com um mínimo de qualidade e segurança. Quem não pode se rala. Os pobres, então, mais uma vez, pagam a conta pela incompetência do Estado. O ponto me parece central para se compreender o Brasil e suas persistentes injustiças. Com efeito, as oportunidades educacionais oferecidas aos filhos dos pobres costumam ser, para quase todos eles, a única chance verdadeira que terão na vida. Se esta educação falhar, pobreza e ignorância se prolongam pelas gerações. Em média, um ano a mais de escolaridade no Brasil aumenta em 15% a remuneração. No nível superior, o incremento chega a 18,7% para cada ano de estudo.

O governo do RS está implantando uma reforma no Ensino Médio. Pelo que pude entender, a ideia é oferecer progressivamente conteúdo técnico nas escolas estaduais; vale dizer: ensino profissionalizante. Pelo visto, os empresários gaúchos aprovam a proposta. Compreensível. O que se deveria perguntar, entretanto, é até que ponto esta reforma não irá aprofundar o fosso entre o ensino público e o privado, assegurando – agora explicitamente – que os filhos dos pobres não tenham qualquer chance de aprovação no vestibular. No Brasil, vale lembrar, 34% das crianças filhas de pais com menos de um ano de estudo repetem esta escolaridade e apenas 1% delas chegam ao Ensino Superior. Se este for o resultado prático da reforma, estaremos diante de medida regressiva e de reforço ao “apartheid” educacional. Apenas este risco, penso, já justificaria um intenso e prolongado debate sobre o tema.

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