EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

domingo, 14 de outubro de 2012

POR QUE APENAS 2% QUEREM SER PROFESSORES?

 
ZERO HORA 14 de outubro de 2012 | N° 17222

A 4ª PERGUNTA
Por que apenas 2% dos estudantes querem seguir a carreira de professor?


MARCELO GONZATTO

O desafio da educação brasileira não se resume a estimular crianças e adolescentes a aprender. Exige, também, encontrar quem se disponha a ensiná-los. Nas últimas décadas, a perda de interesse dos jovens pela carreira de professor dificulta a seleção de educadores em quantidade e qualidade suficientes para garantir o salto de desempenho que se espera nas escolas. Ao cativar o interesse de apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio, conforme demonstrado pela pesquisa A Atratividade da Carreira Docente no Brasil, o magistério brasileiro segue caminho inverso ao de países desenvolvidos.

Em lugares como Japão, Finlândia ou Coreia do Sul, todos com ensino de excelência, a atividade conta com bons salários e reconhecimento social. Por isso é capaz de peneirar candidatos entre os melhores alunos. No Brasil, os baixos rendimentos, a perda de status e o desgaste do trabalho contribuem para o envelhecimento da categoria e despertam temor em relação ao futuro da profissão.

Em apenas quatro anos, entre 2007 e 2011, as sinopses estatísticas da Educação Básica revelam que o percentual de docentes com menos de 24 anos caiu de 6% para 5,1% no país, enquanto a proporção de mestres com mais de 50 subiu de 11,8% para 13,8%. No Rio Grande do Sul, o fenômeno se repete: os educadores mais jovens reduziram de 5% para 4,7%, e os mais velhos avançaram de 16,3% para 18,1%. Para a coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, Regina Pacheco, as razões vão além dos baixos salários:

– Precisamos repensar o trabalho do professor e a carreira no setor público, que segue um modelo de cem anos atrás. Hoje, a concepção de vida é outra, os mais jovens querem ir atrás de oportunidades, enquanto o sistema prevê que fiquem 30 anos fazendo a mesma coisa.

Conforme a pesquisadora, além de dificultar a renovação da categoria, as más condições de trabalho estimulam distorções como excessos de faltas e licenças. Confira, a seguir, um resumo das condições que afugentam novos professores.

-

Fonte: realizado pela Fundação Carlos Chagas sob encomenda da Fundação Victor Civita, o estudo A Atratividade da Carreira Docente no Brasil foi concluído em dezembro de 2009 e revelou que, dos 1.501 alunos do Ensino Médio entrevistados em todas as regiões brasileiras, apenas 2% manifestavam o interesse de cursar Pedagogia ou alguma licenciatura – caminhos para a carreira de professor. Destes, praticamente oito em cada 10 são mulheres.


Magistério atrai novo perfil de candidatos

Nos últimos anos, o abandono da profissão de professor pelas classes mais abastadas abriu espaço para um novo perfil de candidato ao magistério: estudantes de colégios públicos, filhos de pais com baixa escolaridade, e que são os primeiros de suas famílias a chegar à universidade.

Conforme a pesquisa A Atratividade da Carreira Docente, quanto maior o nível socioeconômico e a escolaridade dos pais, menor a intenção de se tornar educador.

Essas características ilustram o caso da estudante do 4º semestre de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Nathália Cargnin, 20 anos. Filha de uma ex-doméstica, atualmente auxiliar de serviços gerais, ela entrou na carreira por um empurrão do destino.

– Minha mãe se enganou ao fazer a matrícula no Instituto de Educação (Flores da Cunha) e, em vez do Ensino Médio normal, me inscreveu no Magistério. Mas acabei gostando e resolvi seguir a carreira – conta Nathália, que mora na Restinga e hoje atua como bolsista na UFRGS.

A escolha da profissão, porém, foi recebida com estranhamento entre amigos – refletindo a pouca apreciação social da atividade hoje no país.

– Muitas pessoas me diziam que eu era inteligente, não deveria passar o resto da vida limpando bunda de nenê ou me tornar uma futura grevista – conta, fazendo referência a sua intenção de trabalhar com Educação Infantil.

A candidata a professora, que também está se habilitando para trabalhar com séries iniciais e Educação de Jovens e Adultos, faz uma aposta:

– Acho que as nossas condições de trabalho vão melhorar. O Brasil está vendo que é necessário ter educação de qualidade. Para isso, é preciso ter melhor remuneração, mais horas para planejar aulas. Eu acredito no futuro da educação.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Quem vai se sujeitar a uma profissão mal paga, arriscada, desrespeitada, estressante e insalubre?  Vivi uma época em que os professores eram valorizados, bem pagos, respeitados como autoridade e apoiados pela direção, pela justiça, pelos governantes e por rígidas regras disciplinares aplicadas e aceitas por todos. Uma época em que outros profissionais como magistrados, promotores de justiça, médicos, policiais graduados e profissionais de outras áreas do conhecimento faziam questão de serem professores contratados pelo Estado. Além disto, familiares destes profissionais buscavam o sucesso na pedagogia e nos concursos para integrar o corpo de mestres de uma escola estadual. Hoje, todos fogem deste mistér. Ficam apenas os abnegados e idealistas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário