EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 13 de outubro de 2012

A CRIANÇA E O PORQUINHO

 
ZERO HORA 13 de outubro de 2012 | N° 17221. ARTIGOS

Alfredo Meneghetti Neto*

Os pais devem estar atentos às crianças muito consumistas. Uma pesquisa do professor Mischel, nos Estados Unidos, demonstrou que não conseguir controlar os impulsos é ruim e que isso já nasce com a pessoa. O estudo começou em uma sala de aula, com um grupo de crianças de quatro anos de idade. Ele lhes ofereceu um marshmallow para ser consumido imediatamente, mas, se eles esperassem um pouco, poderiam, ao invés de um, ter dois marshmallows! A seguir, ele se ausentou por cerca de 20 minutos. Como seria de se esperar, algumas crianças comeram imediatamente um marshmallow, e outras decidiram esperar, recebendo, portanto, dois deles! Quatorze anos mais tarde, o professor Mischel retornou à mesma aula e aplicou um teste. Foram, então, apresentadas diferenças significativas entre os dois grupos de crianças. Aquelas que conseguiram atrasar a gratificação (esperando pelo regresso do professor Mischel) foram mais positivas e persistentes. Já as crianças que consumiram imediatamente o marshmallow foram mais indecisas e menos autoconfiantes. Assim, as crianças que não conseguem controlar o seu impulso tendem a ter baixa satisfação profissional, má saúde e mais frustração na vida.

Provavelmente, um dos maiores erros é não ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro. E o fato de não se falar sobre isso em casa pode fazer com que as crianças tenham uma ideia errada sobre a vida. Muitas crianças poderão pensar que as luzes da casa, o telefone e a televisão são obras de Deus e que ele mesmo se encarregará de mantê-los sempre funcionando. Desse modo, quanto mais cedo os pais falarem sobre finanças, mais rápido elas entenderão que o dinheiro é o que faz movimentar tudo em casa e que é importante saber administrá-lo bem.

Desde cedo, com dois ou três anos de idade, as crianças podem começar a receber lições de economia. Pode-se mostrar algumas moedas e notas para elas, espalhando-as pelo chão e pedindo para elas identificarem as moedas de 25 ou 50 centavos e também as notas de R$ 2 e de R$ 5.

A partir dos cinco anos, a criança já pode ser levada a um supermercado para ser ensinada e estimulada com as noções de caro e barato, troco e poupança. Isso vai ter um efeito didático importante, mesmo que elas ainda não saibam verbalizar seus pensamentos. Mas não se pode usar o dinheiro para remunerá-las por tarefas da casa, como fazer a cama ou arrumar o quarto, pois isso deve ser sua obrigação. Também é importante estimular a criança a participar do orçamento doméstico, incentivando-a a dar sugestões sobre modos de reduzir despesas.

Depois disso, gradativamente, deve-se apresentar-lhes noções do custo do dinheiro (juros) e de consumo consciente e ajudá-las a abrir uma poupança, oferecendo-lhes um porquinho para guardar dinheiro ou até mesmo dois porquinhos, um para os eventos comerciais do ano e outro para o seu presente de aniversário. Isso pode fazer toda a diferença para corrigir as crianças muito consumistas, tão bem identificadas no estudo do professor Mischel.


*Economista da FEE e professor da PUCRS


 


terça-feira, 6 de março de 2012

Ensinar crianças a importância do dinheiro: há um aplicativo para isso



RBC lança Learning Money with Leo – primeiro aplicativo interativo para iPad que ensina crianças a lidar com dinheiro

TORONTO, 6 de março de 2012 /PRNewswire/ -- A RBC é a primeira instituição financeira canadense a lançar um aplicativo para iPad para ajudar as famílias a ensinar as crianças o valor do dinheiro. Learning Money with Leo (Aprender sobre dinheiro com Leo), aplicativo gratuito para iPad, disponível para todos os canadenses, oferece uma forma divertida e interativa para as crianças aprenderem a como ganhar dinheiro, economizar para algo que desejem e gastar sabiamente. "A ideia era oferecer às crianças uma forma divertida e envolvente para aprender habilidades básicas com dinheiro que podem ampliar nos anos futuros", explica Jane Broderick, vice-presidente sênior de marketing e estratégia de canal da RBC. “Este é um aplicativo prático e adaptado para crianças usarem independentemente por meio de jogos e orientação, o que economiza tempo para os pais e ensina o valor do dinheiro para as crianças”.

Para ver o release completo, acesse: http://www.prnewswire.com/news-releases/teaching-children-the-importance-of-money-theres-an-app-for-that-141550453.html -

FONTE RBC. JULIO FILHO
 http://www.silvafilho.org/2012/03/ensinar-criancas-importancia-do.html

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