EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

OS PAIS E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

ZERO HORA 05 de outubro de 2012 | N° 17213. ARTIGOS

Mozart Neves Ramos*


A campanha A Educação Precisa de Respostas, do Grupo RBS, entra na sua terceira fase – aumentar o envolvimento dos pais na educação dos filhos. As pesquisas nesse campo mostram que as escolas em que há maior participação dos pais na vida escolar dos filhos tendem a propiciar melhor desempenho escolar e a reduzir os níveis de indisciplina e de violência, criando um ambiente mais propício à cultura da paz. Daí a grande importância dessa nova fase da campanha liderada pela RBS.

Para começar, vale lembrar um sábio provérbio africano: “Para educar uma criança, é preciso toda uma aldeia”. Mas os pais têm o dever de educar e de cuidar de seus filhos em casa; isso não pode ser transferido totalmente para a escola e seus professores, que também têm seus próprios filhos para cuidar e educar.

Não é preciso saber tudo o que os filhos estão estudando, mas ter a educação como um valor familiar, demonstrar interesse e acompanhar seus estudos pode contribuir para estimulá-los e para que eles aprendam cada vez mais.

Certa vez, e isso já na universidade, eu estava com muitas dificuldades na disciplina de desenho técnico, poderia mesmo ser reprovado – o que aconteceria pela primeira vez em minha vida escolar. Ao perceber minhas dificuldades, meu pai me presenteou com um belo estojo de desenho, acompanhado de um abraço. Aquele gesto me deu o ânimo e a confiança de que eu precisava, pois foi uma maneira de ele dizer que estava comigo. E assim, consegui me sair bem nas provas seguintes.

“Como posso participar da vida escolar de meu filho?” Essa é uma pergunta que os pais fazem com frequência ao movimento Todos Pela Educação. A resposta é relativamente simples e pode ser aplicada no dia a dia: visitar a escola de seu filho sempre que puder, conversar com os professores para saber como ele está nos estudos e comparecer às reuniões da escola. Porém, apesar disso, os pais têm encontrado dificuldade em participar. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência mostrou que 40% dos pais não têm tempo de ir à escola dos filhos. Mas é importante lembrar que os filhos gostam de saber que os pais sentem orgulho por eles estarem estudando, que eles estão interessados em participar de sua vida escolar.

Portanto, mesmo que não se tenha tanto tempo, conversar sempre com os filhos sobre a escola, a professora, os colegas, o que eles estão aprendendo, do que mais gostam também é uma maneira de manifestar interesse e zelo por uma boa educação.

Outra pergunta que surge com frequência no Todos Pela Educação é o que os pais devem cobrar da escola. É bom lembrar que uma boa escola depende de todos – do diretor, do professor, do prefeito, dos pais, dos próprios alunos. Cada um tem a sua parcela de contribuição. Por exemplo, é direito de seu filho ter bons professores que se mostrem interessados na aprendizagem dele, que não faltem às aulas e não se atrasem. Por sua vez, os professores devem ser respeitados, devem passar lição de casa e corrigi-la com zelo. Aos pais cabe o acompanhamento do dia a dia, como prestar atenção se os filhos estão fazendo as lições de casa.

A mesma pesquisa citada anteriormente mostrou que 35% dos pais que vivem nas regiões metropolitanas do Brasil não acompanham a lição de casa dos filhos. Entretanto, a lição de casa e as eventuais tarefas passadas pelo professor representam uma parcela importante no processo de ensino-aprendizagem. Não foi à toa que o movimento Educar para Crescer, da Fundação Victor Civita, escolheu esse como o tema do ano em seu processo de mobilização social por uma educação de qualidade.

Em relação à direção da escola, os pais devem exigir, quando não houver, a criação do conselho escolar, pois sua ação ajuda a melhorar os resultados da escola e a solucionar os problemas do dia a dia. A direção da escola também deve ser transparente em relação aos recursos envolvidos na melhora do estabelecimento. Os alunos também têm direito a uma boa merenda todos os dias e a receber livros de boa qualidade para ajudá-los nos estudos.

A participação dos pais, portanto, tem um peso muito importante no sucesso da vida escolar dos filhos. Como afirmava um antigo comercial de tevê, não basta ser pai, é preciso participar. O tempo é único e não volta. Pais, façam a sua parte, educando, acompanhando a vida escolar e cuidando bem de seus filhos.

*Membro do Conselho de Governança do Todos Pela Educação, do Conselho do Educar para Crescer e do Conselho Nacional de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário