EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 10 de abril de 2012

VIOLÊNCIA CANCELA AULAS


ESCOLA CONFLAGRADA. Desde o início do ano letivo, colégio da rede pública da Capital contabiliza mais de 20 casos de agressões - EDUARDO TORRES, ZERO HORA 10/04/2012

Uma faixa na entrada da Escola Municipal Morro da Cruz define: “Educar é proteger”. Desde o início do ano, porém, essa é uma missão quase impossível para quem se dedica a ensinar os aproximadamente 1,1 mil alunos do colégio da zona leste de Porto Alegre.

– Temos de agradecer o dia em que conseguimos chegar em casa tranquilos depois do trabalho – resume a vice-diretora Ana Cláudia Lopes.

Em apenas um mês, desde o início das aulas, mais de 20 casos de agressões graves contra professores ou entre alunos já foram registrados. A gota d’água aconteceu na semana passada e forçou o cancelamento das aulas de quinta-feira, como protesto, e uma assembleia entre pais, professores e alunos, realizada ontem. A expectativa é de que as aulas sejam retomadas hoje.

Na terça passada, uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental tentou defender uma aluna de sete anos contra a fúria de outro estudante, de 12 anos. Ele ameaçava incendiar o cabelo da menina. A educadora foi ameaçada pelo garoto e acabou agredida pela mãe dele. Desde então, a professora está afastada, em licença, completando uma lista de 14 professores afastados por problemas semelhantes.

– Infelizmente, a escola está no meio de um contexto de violência bem maior, que vem das ruas, e não estamos preparados para esse tipo de controle. Os professores aprendem a educar, não a contornar conflitos – desabafa Ana Cláudia, que atualmente não conversa com os alunos sem pelo menos uma testemunha.

Aluna quase foi golpeada com barra de ferro na cabeça

No mesmo dia em que a professora foi agredida, por exemplo, a direção da escola registrou outras duas agressões. Em uma delas, um professor evitou que um aluno agredisse uma colega com uma barra de ferro na cabeça. No outro caso, uma estudante teria tentado esganar um colega.

Para a diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Eliane Meleti, a agressão da semana passada foi um caso isolado. A mãe teria entrado no pátio alegando ao porteiro que iria à secretaria.

– O estudante foi matriculado este ano, aos 12 anos, no 1º ano. Em 2010, ele teria cursado a 1º ano, mas evadiu – explica.

A secretaria já teria feito contato com o Conselho Tutelar para acompanhar a família do garoto, que não foi localizada ontem. A diretora promete avaliar a situação da segurança na escola. O caso também é acompanhado pela Polícia Civil. Nos próximos dias, o delegado Adilson Carrazzoni pretende ouvir os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário