EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

GRADUAÇÃO PRECÁRIA

Faltam professores capacitados. Pesquisa aponta que 10% dos profissionais não têm formação mínima para lecionar em escolas de Educação Básica no RS -MARCELO GONZATTO, Colaborou Juliana Gomes - ZERO HORA 19/04/2012


Um levantamento inédito demonstra que quase um em cada 10 professores não tem a formação mínima exigida para lecionar em escolas de Educação Básica nas zonas urbanas no Rio Grande do Sul.

Asituação é ainda pior na zona rural, onde a proporção de educadores em desacordo com o que recomenda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) chega a 18,7%.

Desde 1996, a LDB prega a formação em curso superior de licenciatura para os professores – embora, ainda hoje, seja tolerado o Magistério em nível Médio para quem trabalha com Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Mesmo assim, cerca de 10% do magistério gaúcho não apresenta o nível desejado nas áreas urbanas, conforme estudo da ONG Todos Pela Educação.

Na faixa da Educação Infantil até o 5º ano do Fundamental, 9,73% dos educadores não têm curso superior em licenciatura ou de Magistério em nível Médio, o que representa 4,8 mil profissionais. Do 6º ano até o final do Médio, quando se exige a formação universitária, 10,46% não ostentam nível superior ou não têm licenciatura – ou 5,5 mil professores.

– Uma formação adequada traria resultados melhores. Em um curso superior, os professores estão em contato com conhecimento, em um ambiente que propicia reflexão – sustenta a gerente dos cursos de Licenciatura da Unisinos, Maria Cecília Bueno Fischer.

A zona rural ostenta os índices mais preocupantes – quase um quinto de quem dá aulas nas áreas mais longínquas do Estado, entre as séries finais do Ensino Fundamental e o final do Médio, precisaria aprimorar os estudos.

O desempenho gaúcho, porém, ainda é melhor do que a média nacional: nas séries finais do Fundamental e no Médio, a inadequação atinge 14,8% do magistério nas áreas urbanas e 49,9% nas zonas rurais do país. Um dos fatores que dificultam o aprimoramento dos mestres distantes das grandes cidades é que também estão mais afastados das opções de curso superior.

O Plano Nacional de Educação prevê, até 2020, que os professores da Educação Básica contem com formação em licenciatura. A Secretaria Estadual da Educação (SEC) não se manifestou sobre esse assunto ontem.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Também, com este saláro oferecido...

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