EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 10 de abril de 2012

GANGUE AMEDRONTA ALUNOS


ESCOLA CONFLAGRADA. Gangue do isqueiro amedronta alunos - ZERO HORA 10/04/2012


A professora agredida foi vítima de um grupo de estudantes que começa a criar má fama na escola e na comunidade. Eles se intitulam a “gangue do isqueiro”. Tudo teria começado quando um estudante de oito anos teve parte do cabelo queimado por dois alunos, de 12 e 13 anos, com um isqueiro. A mãe reclamou à direção e todos ficaram alertas.

O problema é que a ideia se multiplicou rapidamente. Alguns estudantes confirmam que já há um grupo de alunos amedrontando os menores, usando os isqueiros acompanhados de desodorantes de spray, que, devido ao álcool na fórmula, viram lança-chamas.

Os confrontos na escola reproduziriam ao menos um conflito do Morro da Cruz, entre rivais do tráfico do alto e do baixo morro. Em contrapartida, a presença de guardas municipais diminui – eram três no ano passado, e agora há apenas um. Os professores acabaram virando mediadores – e alvos.

– Qualquer um consegue entrar como quer e a hora que quer. Entram pelo portão, pelos muros. É um risco para todos – preocupa-se a mãe de uma estudante de 14 anos, que prefere não ser identificada.

Se a violência vem das ruas, o ambiente que recebe os estudantes na escola não ajuda muito a melhorar a autoestima. Uma vala com esgoto a céu aberto corre no pátio onde ficam os estudantes mais novos.

– Na formatura do ano passado, deu para ver até os ratos correndo de um lado para o outro no pátio – lembra um aluno.

A agressão à professora aconteceu neste setor antigo da escola, onde as salas ainda são de madeira, com algumas portas fixadas por barras de segurança, praticamente todos os vidros quebrados e dois banheiros fora de uso há bastante tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário