EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ESPORTE E LEITURA AFASTAM JOVENS DA VIOLÊNCIA

Roger Spode Brutti, Delegado da Polícia Civil/RS - JORNAL DO COMÉRCIO, 26/04/2012

Tranquilamente, na praia, lá estava eu, aproveitando a natureza. Após um banho de mar, voltei para o apartamento, troquei de roupa e resolvi ir para a academia de ginástica com minha esposa. O carro estava estacionado na rua. Ao aproximarmo-nos dele, percebi um grande risco na sua lateral, de sinaleira a sinaleira.

Certamente havia sido intencional. Um morador próximo afirmou que uma turma de jovens acabara de passar pelo local, fazendo algazarras. Pensei: o que passaria na mente de uma pessoa dessa estirpe? Isso não seria algo doentio? Não seria essa mesma anomalia que ora os impulsiona a deteriorar o patrimônio alheio, por simples prazer e satisfação, aquela que também os impulsionaria, mais tarde, ao cometimento de crimes maiores, como furtos, roubos e estupros? Qual seria a origem desse mau-caráter?

Após resolver o problema do dano patrimonial por meio de um polimento localizado, passei a refletir sobre o caso. Lembrei, então, de um pensamento que minha falecida mãe sempre repetia: “o mal se corta pela raiz”. Se desejarmos ver nossos filhos polidos de caráter, precisamos cortar o mal pela raiz, ou seja, tornar fértil de condutas saudáveis o campo das suas atividades rotineiras de hoje. O ócio é um dos maiores malefícios à mente de qualquer um, mormente dos jovens que estão em plena formação do seu caráter. A leitura é uma alternativa sempre sadia, assim como a prática de esportes. Similares habitualidades aqui descritas potencializam um desenvolvimento saudável em nossos jovens, tanto de jaez físico como intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário