EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 19 de novembro de 2011

GREVE DOCENTE É DESAFIO PARA O GOVERNO DO RS

EDITORIAL CORREIO DO POVO, 19/11/2011

Os professores da rede pública de ensino decretaram greve a partir desta segunda-feira. Entre suas reivindicações estão o pagamento do piso salarial unificado, reavaliação da implantação de políticas com fundamentos na meritocracia, não alteração de pontos considerados fundamentais no plano de carreira e interrupção de mudanças anunciadas no ensino médio. A categoria reuniu-se em assembleia em Porto Alegre nesta sexta-feira.

A definição pela paralisação das atividades docentes transformou o final de ano numa incógnita. Muitos alunos já estavam se preparando para prestar vestibular e só ingressarão nas universidades se estiverem com o certificado de conclusão do terceiro ano em mãos. Também o final de ano das famílias fica em aberto, além de implicar reestruturação para o período de veraneio, o que acaba acarretando apreensão para todos os que dependem do veraneio no Litoral, seja para tirar férias, seja para amealhar uma renda já esperada, como fazem hotéis e restaurantes.

De sua parte, os professores estão reivindicando um direito que já lhes foi integralmente ratificado pelo Supremo Tribunal Federal, que considerou constitucional a norma votada pelo Congresso. Todos sabemos que os mestres, dentre os profissionais de nível superior, são os mais mal remunerados, implicando, com isso, atrasos no crescimento econômico do país pela repercussão que tem na formação técnica dos brasileiros a baixa qualidade do ensino, que não vive só de salários, mas também de condições dignas de trabalho e de tecnologia e equipamentos modernos.

O desafio do governo estadual agora é o de abrir diálogo com a categoria em greve para que se possa chegar a um denominador comum, pois a população assim espera. Despesa com salários de professores não é despesa, mas investimento, pois sem este profissional em sala de aula não existe aprendizado nem desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário