EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SINDICATO DOS PROFESSORES FORMA COMANDOS E DEFENDE BLACK BLOCS


Sindicato forma comando para garantir segurança em protestos. Professores realizam nesta quinta-feira manifestação para pedir audiência de negociação

CÉLIA COSTA
ANA CLÁUDIA COSTA 
O GLOBO
Atualizado:10/10/13 - 13h23

Vândalo lança morteiro no prédio da Câmara dos Vereadores Marcelo Piu / O Globo


RIO — A coordenadora-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe), Marta Moraes, disse nesta quinta-feira que um comando com integrantes do sindicato será formado para garantir a segurança dos professores durante os protestos. Segundo ela, no entanto, não há uma política de enfrentamento. A ideia é organizar a proteção dos docentes, identificando, durante as passeatas, quem esteja incentivando a violência. A categoria realiza um novo protesto nesta quinta-feira. O objetivo é tentar uma audiência de negociação. Cerca de 200 manifestantes se concentraram no Largo do Machado. Por volta de 13h20m, eles saíram em passeata, interditando a Rua Gago Coutinho. Eles seguirão até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, e de lá para o Palácio da Cidade, em Botafogo.

— Quando falamos, durante a assembleia de ontem (quarta-feira) em organizar a nossa própria autodefesa, o termo causou muitas dúvidas. O que estamos fazendo é organizar a nossa proteção. Nas nossas manifestações, a maioria dos integrantes é mulher e há idosas e estudantes. Vamos formar um comando para ficar atento a qualquer início de provocação. Seja por parte de integrantes infiltrados ou policiais do Serviço Reservado (P2) que estejam iniciando um confronto. O comando estará atento também a qualquer forma de truculência por parte da Polícia Militar — disse Marta Morares.

Danilo Serafim, um dos diretores do sindicato, disse que os professores serão orientados a usar máscaras para se proteger de spray de pimenta e gás lacrimogêneo nas manifestações. Segundo Danilo Serafim, as recomendações serão dadas a partir do ato desta quinta-feira.

— Não temos como fazer com que os professores se defendam das balas de borracha, por exemplo. Não teríamos como usar coletes, mas falaremos das medidas de proteção — disse Danilo.

Cerca de 60 profissionais da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) fizeram uma assembleia no Largo do Machado, enquanto a passeata não começava. No encontro, ficou acertado que uma comissão de professores da Faetec vai se encontrar com o deputado Paulo Melo (PMDB) na Assembleia Legislativa (Alerj), ainda nesta quinta-feira.

A greve dos professores do estado começou no dia 8 de agosto. O sindicato rejeitou o índice de aumento de 8% aos professores da rede estadual. Entre as reivindicações da categoria está a reposição da perda salarial de 26% acumulada em cinco anos, segundo o Sepe. De acordo com Danilo Serafim, o outro ponto de reivindicação é a mudança de uma das modalidades de matrícula. Professores do segundo segmento do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio têm uma carga horária de 16 horas. Segundo o diretor do Sepe, na maioria dos casos, o cumprimento é feito em até três escolas em localidades distantes. A categoria pede que a carga horária seja cumprida em apenas uma escola, o que foi vetado pelo governador Sérgio Cabral.

Sindicato defende Black Blocs

Na tarde de quarta-feira, o Sepe divulgou um documento onde defende os Black Blocs das ações policiais e anuncia que o sindicato vai organizar sua própria autodefesa durante os protestos. No manifesto, divulgado logo após a assembleia que decidiu pela manutenção da categoria, a entidade acrescenta que “toda a ajuda é bem-vinda, desde que se submeta às concepções e às tradições da categoria”.

No Facebook, a página “Black Prof“ afirma que agora os professores também vão ser Black Blocs. Alguns usuários chegam a louvar as ações de vandalismo na página. Uma das imagens mostra um “ursinho carinhoso” do PSTU para ironizar quem é contra o vandalismo.

Em sua página na internet, o grupo Anonymous divulgou uma espécie de manual de enfrentamento em manifestações com orientações sobre como se portar, se proteger contra os efeitos do gás lacrimogêneo e do spray de pimenta e cobrir tatuagens, a fim de dificultar a identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário