EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

PRESIDENTE DO STF CRITICA RS POR NÃO PAGAMENTO DO PISO


ZERO HORA 15 de outubro de 2013 | N° 17584

CARLOS ROLLSING E JULIANA BUBLITZ

RECADO A TARSO. Barbosa critica RS por não pagar piso aos professores

Presidente do STF afirmou que Estado “não é pobre” e, em vez de recorrer à Justiça, deve cumprir lei


Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa citou o RS e disse que o Estado “não é pobre” e tem condições de cumprir a lei e pagar o piso nacional do magistério. Após Barbosa criticar os seis governadores que foram à Justiça contra o índice de correção dos valores – incluindo Tarso Genro –, o Estado contestou, argumentando que o reajuste nos moldes atuais é inviável devido ao impacto no orçamento.

– Nós já julgamos, eu inclusive fui o relator, outra Adin contra a lei do piso. Foi uma proposição de vários governadores. O Supremo disse: ‘A lei é constitucional. O governos têm de pagar’ – afirmou Barbosa, que palestrou ontem na Conferência Global de Jornalismo Investigativo, no Rio.

Governadores alegam, porém, que a correção do piso nacional do magistério pelo índice Fundeb, que tem girado em torno de 20% anualmente, torna o padrão salarial impagável devido à repercussão financeira.

A ação direta de inconstitucionalidade (Adin), que tem o Rio Grande do Sul como um de seus autores, pede que o indexador do piso seja a inflação, com a discussão de ganho real ficando restrita a uma negociação entre o Executivo e a categoria, de acordo com a capacidade de caixa do poder público. É a tese defendida pelo governador Tarso Genro, ministro da Educação na época em que a legislação foi aprovada.

Governo nega ser contra, mas diz que valores são impagáveis

As críticas do presidente do Supremo ao não pagamento do piso nacional do magistério causaram desconforto no Palácio Piratini. No fim da tarde de ontem, o secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo demonstrou irritação e disse que “o ministro está desinformado”:

– Ele fez uma afirmação equivocada, que não é verídica. A Adin não é contra o piso. Ninguém aqui é contra o piso. A Adin é contra o indexador do piso, cujos reflexos nas contas públicas são muito grandes.

Segundo Azevedo, o pagamento do piso nas atuais condições causaria um impacto de R$ 3 bilhões nas finanças do Estado.

No Conselhão, Tarso criticou o “protagonismo excessivo” de ministros do STF. Sem citar nomes, mas em clara referência a Barbosa, disse que, por trás da postura, estão, muitas vezes, “fins políticos não transparentes”.


ZERO HORA ONLINE 14/10/2013 | 19h05

Secretário Estadual da Educação rebate críticas de Joaquim Barbosa. Jose Clovis de Azevedo diz que presidente do STF se equivocou ao afirmar que o governo do Estado é contra o piso nacional do magistério



As críticas do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ao não pagamento do piso nacional do magistério pelo governo do Rio Grande do Sul causaram desconforto no Palácio Piratini.

No fim da tarde desta segunda-feira, o secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, concedeu entrevista para esclarecer que o governo não entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o piso em si, mas contra o seu índice de correção, considerado impagável.
A artilharia de Barbosa foi disparada durante a Conferência Global de Jornalismo Investigativo, no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira. Ao todo, seis governadores de diferentes Estados são os autores da Adin. O ministro afirmou que o tema já foi alvo de apreciação do STF, com decisão favorável à legislação.

— Nós já julgamos, eu inclusive fui o relator, uma outra Adin contra a lei do piso. Foi uma proposição de vários governadores. O Supremo disse: 'A lei é constitucional. Os governos têm de pagar' — ressaltou.

Depois, o ministro criticou especificamente o governo do Rio Grande do Sul.

— Alguns estados já pagam. Mas outros, surpreendentemente, alguns governadores dos quais não se esperava isso, se recusam terminantemente a pagar o piso, como é o caso, por exemplo, do Rio Grande do Sul, que não é um estado pobre — alfinetou Barbosa.

Ao rebater a crítica, Jose Clovis de Azevedo demonstrou irritação e disse, por telefone, que "o ministro está desinformado".

— Ele fez uma afirmação equivocada, que não é verídica. A Adin não é contra o piso. Ninguém aqui é contra o piso. A Adin é contra o indexador do piso, cujos reflexos nas contas públicas são muito grandes — afirmou Azevedo.

O secretário argumenta que a correção pelo índice Fundeb, que tem girado em torno de 20% anualmente, torna o padrão salarial impagável devido à repercussão financeira. A Adin, que tem o Rio Grande do Sul como um de seus autores, pede que o indexador do piso seja a inflação, com a discussão de ganho real restrita a uma negociação entre o Executivo e a categoria, de acordo com a capacidade de caixa do poder público. A tese é defendida pelo governador Tarso Genro, ministro da Educação à época da aprovação da lei.

Segundo Azevedo, o pagamento do piso nas atuais condições causaria um impacto de R$ 3 bilhões nas contas do Estado.

_ É um absurdo que a lei tenha obrigado Estados e municípios a darem aumento real para os professores sem dizer da onde deve sair o dinheiro. Nós não temos nada contra o piso, pelo contrário. Mas não temos condições de pagar do jeito que está _ conclui o secretário.



COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Se é lei, ela precisa ser cumprida, executada e aplicada, ainda mais por quem participou da sua criação e usou como bandeira de campanha. Infelizmente, vivemos num país da impunidade onde as leis são apenas texto em papel dependendo da vontade de autoridades que se lixam para a legalidade e para os benefícios que possam trazer na valorização de um serviço de vital interesse público que é a EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário