EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SÃO ALVO DE INCENDIÁRIOS


ZERO HORA 14 de outubro de 2013 | N° 17583

ALINE CUSTÓDIO

ATAQUES NA MADRUGADA. Em meia hora, dois incêndios na Capital. Instituições de educação vizinhas foram alvo de criminosos na Zona Norte


Dois incêndios criminosos, com diferença de 30 minutos e 200 metros de distância, atingiram ontem uma escola e um Serviço de Apoio Socioeducativo (Sase) no bairro Mário Quintana, zona norte de Porto Alegre. A polícia suspeita de que os ataques foram promovidos por um bando envolvido com tráfico de drogas.

Pouco sobrou depois de as chamas consumirem a sala 27 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wenceslau Fontoura, por volta das 5h30min. Pelas janelas basculantes, vândalos atearam fogo nas cortinas do espaço destinado às aulas de artes.

Rapidamente, as chamas se alastraram e atingiram também parte da sala 26, ao lado. Os bombeiros conseguiram conter o fogo antes que ele se espalhasse pelo prédio de dois andares, com 12 salas de aula, localizado na Rua Irmã Inês Favero. O caso foi registrado na 18ª DP. Ninguém ficou ferido.

Em 20 anos, essa foi a primeira vez que a Wenceslau Fontoura se tornou alvo de vandalismo. Pelo prédio atingido, um dos quatro da instituição, passam diariamente cerca de 500 estudantes do 1º e do 2º ciclo, com idades entre cinco e 10 anos.

No Sase, fogo foi contido antes de atingir prédio

A secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, garantiu que as aulas não serão suspensas, apesar de o prédio inteiro seguir interditado nos próximos dias. Uma das possibilidades é diminuir, temporariamente, a carga horária das turmas para que nenhum dos 980 alunos perca o período.

O outro incêndio foi em um prédio a menos de 200 metros de distância da escola, onde funcionam a Associação de Moradores Jardim Wenceslau Fontoura e um Serviço de Apoio Socioeducativo, que atende 73 crianças no horário inverso ao da escola. Segundo a coordenadora, Angela Luiza Müller, os diretores moram perto do local e foram acionados por vizinhos. Eles conseguiram conter as chamas, que ainda estavam do lado de fora.

Houve também tentativa de arrombamento da sala principal da entidade, que tem convênio com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O vidro da porta de ferro foi quebrado, e a fechadura, destruída.

– Em quatro meses, esta é a segunda tentativa de destruição do prédio – lamentou Angela.

Segundo a titular da 18ª DP, delegada Rosane de Oliveira Oliveira, os incêndios podem ter conexão. A suspeita recai em um grupo de jovens envolvido com tráfico de drogas.

– O grupo estaria querendo se apoderar destes dois locais – destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário