EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

AINDA EM BUSCA DE QUALIFICAÇÃO

 

A DOIS ANOS - RODRIGO MÜZELL, ZERO HORA 11/06/2012


Estima-se que 600 mil turistas deverão vir ao Brasil para a Copa do Mundo. Para lidar com o fluxo de visitantes, o país deve investir em qualificação e treinamento. Mas, a dois anos do evento esportivo, as iniciativas do governo ainda são difusas e têm pouca procura

Na lista de possibilidades abertas com a confirmação do Brasil como sede da Copa de 2014, uma das mais significativas era um investimento inédito na qualificação de profissionais para atender aos 600 mil estrangeiros estimados nos 30 dias de evento.

A dois anos do início da Copa, porém, as iniciativas do governo para treinamento ainda são difusas e há pouca procura da população. Em um país com reduzida parte da população falando inglês ou espanhol, não há uma mobilização organizada para superar a barreira da língua, e, muitas vezes, a qualificação depende de uma decisão pessoal de profissionais ou das empresas.

Jeferson Kist, de Novo Hamburgo, encaixa-se no primeiro caso. Ele procurou um dos cem cursos oferecidos pelo Senac visando à Copa de 2014: técnicas em vendas e negociação. O vendedor de uma concessionária de automóveis vê a Copa como uma aposta:

– Assim como o Brasil vai crescer nos próximos anos, quem aproveitar os cursos de preparação para a Copa vai crescer no mesmo ritmo. O futebol nem me interessa muito, mas os empregos que o país terá, sim.

Para saber se o Brasil está preparando a população, Zero Hora questionou quantos alunos foram formados em cursos de qualificação do Ministério do Turismo no principal programa governamental para o Mundial, o Bem Receber Copa, criado em 2010 com a meta de qualificar 306 mil profissionais do segmento turístico por meio de convênios com entidades privadas. Suspensa em setembro de 2011 por denúncias de corrupção, a iniciativa segue sob investigação. Enquanto isso, o ministério não tem informações de quantos alunos participaram, quantos se formaram ou se a evasão foi significativa. Nenhum integrante da pasta concedeu entrevista a ZH, mas a assessoria disse que as contas bancárias, que recebiam recursos da ordem de R$ 91,1 milhões, foram bloqueadas.

Uma das entidades que operou o Bem Receber Copa foi a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel/RS). Até a interrupção do projeto, foram treinados 1.050 profissionais de 153 empresas. Um deles foi Marcus Vinícius Pereira da Rocha, gerente do restaurante Sashiburi Sushi House, em Porto Alegre. Ainda em 2010, ele participou de um curso de duas semanas que enfocou as necessidades dos turistas que forem ao restaurante.

– Será para a gente que o turista vai perguntar onde pegar um táxi ou aonde ir depois do jantar – diz o gerente.

Vinícius integra a espinha dorsal do programa: aqueles que estão em posição de transmitir o conhecimento para colegas em suas empresas. Como o restaurante na Zona Sul costuma receber poucos estrangeiros, o gerente decidiu aguardar 2013 para começar treinamentos mais sistemáticos com a equipe. O temor é perder tempo repassando conteúdos mais focados para o Mundial para uma equipe em constante rotatividade.

– Além disso, os funcionários não estarão tão mobilizados se ainda falta tanto tempo para a Copa – acredita.

Com a interrupção do Bem Receber Copa, o Ministério do Turismo aposta em uma parceria com o Ministério da Educação para oferecer 80 mil vagas, em 2012, em áreas como auxiliar de cozinha, camareira e garçom por meio de outra iniciativa, o Pronatec Copa. Mesmo sem informações confiáveis sobre os resultados do programa anterior, o governo definiu como meta treinar 240 mil profissionais até o pontapé inicial do Mundial, dia 12 de junho de 2014, com um investimento de R$ 326,4 milhões – repassados a institutos federais e ao sistema S. Para a Capital, as vagas devem ser abertas no segundo semestre.

Senac treinou 55 mil alunos

Lançado em março do ano passado, o projeto Senac na Copa prevê treinar 230 mil pessoas até 2014 em cerca de cem especialidades – das mais ligadas ao atendimento do turista, a cursos como o de negociador feito pelo vendedor Jeferson Kist. Até o momento, 55 mil alunos foram treinados – 14 mil em 2012. Para atingir a meta de 84 mil alunos capacitados apenas neste ano, a entidade vai intensificar a oferta e trabalhar também com cursos de carga horária menor, entre 20 e 80 horas, como seminários e workshops, explica o coordenador do Núcleo de Educação Profissional do Senac-RS, Paulo Presser. Segundo o gestor, a procura está abaixo do esperado.

– As pessoas ainda não despertaram para a necessidade de se preparar. Isso nos preocupa porque não podemos deixar tudo para 2014 – afirma Presser.

Acostumado a realizar cursos profissionalizantes, o Senac será operador do Pronatec Copa – a entidade já oferece, no seu projeto, boa parte dos cursos definidos como prioritários no programa do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário