EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 14 de abril de 2015

FRAUDE NAS UNIVERSIDADES

 
ZERO HORA 14 de abril de 2015 | N° 18132

EDITORIAIS


É desconcertante a constatação de que até mesmo universidades públicas, responsáveis pela formação de jovens comprometidos com a ética de suas atividades profissionais, estão às voltas com uma série de irregularidades rotineiras. Entre os problemas constatados, estão a deformação de convênios com empresas privadas, até o exercício de atividades particulares por profissionais com dedicação exclusiva. Os fatos, apontados por reportagem conjunta de cinco grandes jornais brasileiros, merecem uma abordagem que vai além da atuação no caso do Ministério Público, responsável pelas investigações, e do Judiciário.

Certamente, instituições universitárias bancadas pelo poder público não podem se transformar numa ilha, isoladas da atividade privada para as quais formam muitos de seus profissionais. Em princípio, uma e outra área só têm a ganhar quando se propõem a atuar de forma conjunta, intercambiando experiências. Esse relacionamento, porém, não pode chegar ao ponto de confundir o limite entre o que é público e o que é privado.

O que fica claro, nas denúncias, é o quanto essas deformações são resultantes, em boa parte, da falta de transparência nos procedimentos internos dessas instituições. Foi justamente a Lei de Acesso à Informação que contribuiu para a imprensa desvendá-las. A reportagem deixa claro que as fraudes desvirtuam a atividade de instituições sustentadas pelos contribuintes e comprometem o trabalho responsável da maioria dos docentes e servidores dessas instituições, que prestam inestimável serviço ao país.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Na educação, jamais poderiam exigir dos professores a dedicação exclusiva e nem pagar por ela. Conhecimento e sabedoria precisam se multiplicar para beneficiar todo e qualquer segmento que precise delas.

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