Divulgado pelo Ministério da Educação, índice que mede a qualidade do ensino ficou abaixo da meta do governo federal
CAMILA GUIMARÃES
REVISTA ÉPOCA 05/09/2014 16h22
O estado que obteve a melhor nota foi Goiás, com 3,8, uma melhora de 0,2 em relação a 2009 (Foto: Divulgação)
O ensino médio, a etapa mais problemática do ensino básico brasileiro, teve desempenho medíocre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre 2011 e 2013, o índice recuou em 16 estados e ficou abaixo da meta do governo federal. O índice nacional do ensino médio ficou em 3,7 e a meta era de 3,9. Em 2011, o Ideb já apontava estagnação no avanço da qualidade em relação a 2009. Os governos estaduais são responsáveis por 97% das matrículas nesta etapa de ensino.
Divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação, o Ideb avalia o desempenho dos alunos da educação básica em português e matemática, além da progressão escolar. É a prova aplicada pelo governo para medir a qualidade da educação em cerca de 190 mil escolas. A nota do Ideb varia de 0 a 6.
Em 2013, o Ideb do ensino médio recuou em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará, Roraima, Tocantins, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.
O Estado que obteve a melhor nota foi Goiás, com 3,8, uma melhora de 0,2 em relação a 2009. Os outros Estados que melhoraram foram Rio de Janeiro (foi o maior avanço, passou de 15º no ranking estadual para 4º lugar), Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Distrito Federal, Piauí e Paraíba. Acre e Alagoas ficaram estagnados.
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