EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

UNIVERSIDADES GAÚCHAM AVANÇAM NO ENADE


ZERO HORA 07 de dezembro de 2012 | N° 17276

RANKING DO ENADE

Universidades gaúchas avançam. Doze instituições do Rio Grande do Sul estão entre as cem com os melhores desempenhos na avaliação realizada pelo MEC

ANDRÉ MAGS E THIAGO TIEZE

As instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul obtiveram, no geral, uma avaliação melhor em 2011 do que no ano anterior no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além de a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ter avançado do 13º para o 11º lugar no país – única do Estado a ocupar a principal faixa de desempenho, a 5 –, há oito instituições gaúchas a mais na faixa 4 do que em 2010. Além disso, a avaliação mostra 12 instituições do RS entre as cem com melhores desempenhos.

Oresultado do Enade foi divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). Foram avaliados 2.136 universidades, faculdades e centros universitários públicos e privados, com notas de 1 a 5. A UFRGS obteve Índice Geral de Cursos (IGC) de 4,28, um pouco abaixo do valor de 2010, que foi de 4,30. O primeiro lugar coube à Escola Brasileira de Economia e Finanças, do Rio de Janeiro, privada, com IGC de 4,83. A pública melhor classificada é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São Paulo, em terceiro, com IGC 4,60.

Especialista diz que há um esforço por causa do exame Enquanto a faixa 4 (boa) inchou com instituições do Rio Grande do Sul – passou de 19 em 2010 para 27 em 2011 –, a faixa 3, considerada satisfatória, encolheu de 53 para 50. Já a faixa dois, insatisfatória, aumentou de 10 para 11 e as sem conceito (cujos alunos não fizeram o Enem, um dos fatores do cálculo, ou não tiveram concluintes no curso avaliado) caíram de 20 para 14. No nível 1, o pior, não há gaúchas.

Especialistas avaliam que o Enade tem incentivado a capacitação das instituições. Além do prestígio para as que apresentam maior desempenho, as punições às piores pressionam por uma melhoria nos índices. De acordo com a coordenadora-geral da Controladoria Acadêmica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Silvia Costa Dutra, o Rio Grande do Sul avançou apoiado na tradição de suas instituições mais antigas e no bom desempenho das mais novas:

– É uma boa notícia que as universidades em geral estão se qualificando, e as gaúchas se destacam enquanto se mantêm no topo aquelas tradicionais. Todas estão fazendo um esforço maior por causa do Enade. A conclusão é de que o exame tem cumprido o seu papel, que é extrair subsídios para a melhoria das instituições.

O resultado gaúcho reflete em parte o que ocorre no Brasil. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o número de instituições nos níveis 1 e 2 teve uma queda. Ao mesmo tempo, os grupos das melhores tiveram um aumento.

Entenda a avaliação

- Faixa 5 – Excelente
- Faixa 4 – Boa
- Faixa 3 – Satisfatória
- Faixa 2 – Insatisfatória
- Faixas 1 – Sofrível

O DESEMPENHO

- Numa escala de 1 a 5, mais de 60% dos cursos superiores das instituições públicas e privadas atingiram em 2011 nota 3 (50,6%), 4 (8,9%) e 5 (1,3%), na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC)

- A média ficou cerca de 30% acima da alcançada no primeiro ano avaliado (2008)

- No caso do CPC (Conceito Preliminar de Cursos), as notas predominantes foram também 3 (41,8% dos cursos), 4 (26,1%) e 5 (2,7%)

- A melhoria de desempenho foi ainda maior nas universidades públicas, onde a incidência de nota 4 praticamente dobrou em relação a 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário