EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

EDUCAI AS CRIANÇAS PARA NÃO PUNIR OS ADULTOS



ZERO HORA 05 de dezembro de 2012 | N° 17274. ARTIGOS


Joal Teitelbaum*


“Educai crianças para não punir adultos.” Esta afirmação é do matemático grego Pitágoras e tem mais de 2 mil anos. E a lição permanece sem que tenha sido aprendida. Alfabetizar somente não é suficiente. Inserir o aprendizado do ABCD e o OBDC em um processo de qualidade é que permitirá que sejam alcançadas as demais etapas que através de disciplina no pensamento trará a educação, a instrução e a capacidade de transformar conhecimento em criatividade e sabedoria, que é a meta a ser conquistada. Este é o círculo virtuoso da educação.

Conta a história que Rui Barbosa, em sua campanha para presidente, chegou a uma cidade da Bahia e deparou com o nome de uma alfaiataria: “A Agúia de Ouro”. Não se conteve e falou ao dono que gostara muito do nome mas que o acento na palavra águia era na letra “a” e não no “u”. Este lhe respondeu que estava certo o “escrito”, pois o nome de sua alfaiataria era aquele mesmo, “A Agúia (Agulha) de Ouro”. Rui perdeu a eleição, e o Brasil, a oportunidade de ter tido um de seus mais notáveis presidentes.

A incômoda posição do nosso país no ranking mundial da educação tornou-se notícia diária. Os níveis de governo, os segmentos do setor privado e a sociedade sabem que é preciso uma “onda pró-educação”. Mas esta onda não pode ter as mesmas soluções tentadas até hoje. Copiar o que foi utilizado em outros países sem que seja “tropicalizado” para a cultura do Brasil não apresentará os mesmos resultados.

Esta onda deve começar na alfabetização, atravessar todos os níveis de ensino até a formação profissionalizante e universitária focada em educar incentivando a criatividade, a capacidade de inovar e ser agente de mudanças.

Mais uma vez o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) traz uma oportunidade concreta e com amplitude de Brasil para um dos elos da corrente do bem educar. A aliança e a joint venture firmada pelo PGQP com a Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), proporcionará a partir de março de 2013 o treinamento e a capacitação para que brasileiros possam ser certificados em qualidade pela ASQ, com todo o material de aprendizado e os exames em língua portuguesa.

Desta forma, a certificação da qualidade e com qualidade passará a ser com chancela internacional, proporcionando crescimento significativo de brasileiros entre os 120 mil certificados pela ASQ que hoje existem em nosso planeta.

*Vice-presidente internacional do Conselho Superior do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP)

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