A National Rifle Association (NRA), o mais influente grupo de defesa do direito de portar armas dos Estados Unidos, se pronunciou nesta sexta-feira (21) sobre o novo plano do presidente dos EUA, Barack Obama, de restringir as armas de fogo no país.
Obama prometeu apresentar uma proposta em janeiro para controlar armas de fogo. A decisão ocorreu após o mais recente massacre envolvendo armas de fogo nos Estados Unidos, quando um atirador matou sua mãe e outras vinte crianças em uma escola primária em Newtown, Connecticut.
Wayne LaPierre, vice-presidente da associação, convocou a imprensa americana e leu uma nota onde a NRA argumenta que diminuir as armas não é uma política eficaz para acabar com massacres. Segundo a CNN, LaPierre disse que as escolas são alvos de atiradores porque não estão protegidas por policiais portando armas de fogo.
Segundo o The New York Times, LaPierre comparou as escolas com bancos e aeroportos, que são protegidos por agentes armados.
“Se armas são usadas para proteger bancos, aeroportos e políticos, por que é ruim quando elas são usadas para proteger nossas crianças nas escolas?”, perguntou. “Não temos apenas o dever de proteger as crianças, temos também o direito de que elas sejam protegidas”.
LaPierre defendeu medidas mais contundentes para lidar com pessoas com problemas mentais ou psicológicos, e culpou músicas, filmes, vídeo-games e a mídia por criar uma cultura de violências nos Estados Unidos. “Existe neste país uma indústria corrupta e sombria que vende violência contra o seu próprio povo por meio de games violentos, com nomes como Grand Theft Auto, Mortal Kombat, e atéKindergarten Killers [Assassinos do jardim de infância]“, disse.
A declaração do vice-presidente da associação foi interrompida duas vezes por manifestantes anti-armas, que levaram faixas com dizeres como “NRA está matando as nossas crianças” e “A NRA tem sangue nas mãos”. Estima-se que cerca de 4 milhões de americanos são afiliados à NRA.
Fotos: Evan Vucci/AP
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Concordo. Todas as Escola públicas deveriam ter um policial armado na segurança dos alunos e as Escolas privadas um segurança privado, além de equipamentos para monitorar e impedir entrada de armas. Já está na hora de proteger as crianças da violência e das drogas
Nenhum comentário:
Postar um comentário