EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

MUDANÇAS DE GESTAÇÃO

PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA - ZERO HORA 16/06/2011


Se quer melhorar a qualidade da educação oferecida aos gaúchos, o governador Tarso Genro não pode se limitar à pauta do Cpers, que gira em torno dos direitos dos professores e funcionários de escolas. Como prometeu na campanha e depois de eleito, o governador terá de discutir com os professores a pauta da sociedade e compatibilizar as duas. Educação de qualidade foi a promessa do candidato. A mudança nos critérios para promoção dos professores, que no plano de carreira são imprecisos, pode ser um bom começo para este debate que em geral não sai do lugar.

O secretário da Educação, Jose Clovis Azevedo, antecipou ao repórter Paulo Germano que essas mudanças deverão ser feitas por decreto, porque não significam alteração na lei que instituiu o plano de carreira. E contou que o governo deve incorporar princípios adotados pelo prefeito Jairo Jorge em Canoas. No município, o mérito é valorizado, os professores têm metas a cumprir e o benefício vem sob a forma de pontos que apressam as promoções.

Mesmo que Tarso não aproveite tudo o que está no plano de carreira dos professores de Canoas, está dada a largada para aprimorar o sistema de progressão na carreira dos professores, hoje centrado na formação e no tempo de serviço. Esses dois elementos devem estar presentes em qualquer cesta de critérios para a promoção, mas há outros tão ou mais relevantes que precisam ser levados em conta, a começar pelo desempenho dos alunos em avaliações nacionais, como o Ideb, e pela formação com foco nos resultados. Sabe-se que o projeto de Tarso para a educação é bem mais ambicioso, mas só será discutido depois da votação do pacote que está na Assembleia.

Antes de conhecer o que o governo vai fazer, a vice-presidente do Cpers, Neiva Lazzarotto, soltou o verbo para criticar as prováveis mudanças:

– Ou é uma manobra para tirar o foco do pacote ou é um duplo ataque para desmoralizar esta gestão do Cpers no momento em que estamos também com eleições. É uma gestão que atua com autonomia e não se curva ao governo.

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