MÉRITO EM DEBATE. Decretos vão mudar regras de promoção do magistério - PAULO GERMANO, ZERO HORA 16/06/2011
Sem mexer no plano de carreira, sagrado para o Cpers, Piratini estuda novas formas de avaliação.
É por meio de decreto que o governo Tarso Genro pretende alterar os critérios de promoção dos professores. Entre as modificações, está a valorização salarial de docentes de escolas que atingirem bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também serão beneficiados aqueles que fizerem cursos, como pós-graduação, definidos pelo Piratini.
Segundo o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, as novas regras para avaliar o mérito dos professores estão previstas para 2012. Até lá, o Cpers e os demais representantes do magistério serão convocados para discutir as propostas.
Jose Clovis argumenta que, para fazer essas alterações, não é necessário mexer no plano de carreira – a própria legislação que rege o plano, segundo ele, prevê que novos critérios sejam incluídos por decreto. Portanto, não haverá espaço para pressões na Assembleia – porque as mudanças não passarão pelo crivo dos deputados. Não deixa de ser uma forma de driblar a tradicional resistência do Cpers a qualquer mudança do modelo atual. A oposição costuma ser maior quando há flerte com a meritocracia.
– Não vamos mexer no plano de carreira. Vamos mexer nos critérios de avaliação, que estão desatualizados e não fazem parte da lei do plano – diz Jose Clovis.
O governador Tarso Genro recebeu na terça-feira, das mãos do prefeito Jairo Jorge (PT), um documento explicando o novo plano de carreira dos professores de Canoas. Parte do modelo canoense já serve de inspiração para um estudo em andamento no Piratini. Tarso se empolgou com o plano de Jairo, mas Jose Clovis demonstra algumas discordâncias.
Há pelo menos uma medida inédita em gestação: professores, pais, alunos e funcionários farão uma avaliação anual da escola que frequentam. Cada um desses quatro grupos se reunirá para analisar 16 pontos, desdobrados em 55 indicadores. Por exemplo: a prática pedagógica será um ponto, com indicadores para avaliar professores como dinâmica em sala de aula e aplicação de métodos inovadores.
– O processo nos permitirá perceber as falhas pedagógicas e por que a escola está mal no Ideb – diz o secretário.
Este blog mostrará as deficiências, o sucateamento, o descaso, a indisciplina, a ausência de autoridade, os baixos salários, o bullying, a insegurança e a violência que contaminam o ensino, a educação, a cultura, o civismo, a cidadania, a formação, a profissionalização e o futuro do jovem brasileiro.
EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário