SEM REVISÃO. Ministério distribui livros com erro de matemática - ZERO HORA 05/06/2011
O Ministério da Educação (MEC) distribuiu, no ano passado a 37 mil escolas rurais um material didático com erros de matemática e diagramação. Nele se aprende, por exemplo, que 10-7=4 e que 16-8=6. Há ainda exercícios que remetem à página errada e frases incompletas. Um dos exemplos é a frase: “Invente mais três apelidos para a Mônica e explique o”.
Acoleção na qual os erros foram detectados tem obras sobre matemática, língua portuguesa, ciências, geografia e história. Ela foi elaborada por 10 autoras que, de acordo com o MEC, fazem material para as escolas rurais desde 1998. Somente na versão distribuída no ano passado, no entanto, é que foram detectados problemas. O ministério pagou no total R$ 14 milhões pela coleção, incluindo impressão e distribuição.
Os livros da coleção foram enviados a escolas rurais com turmas multisseriadas do 1º ao 5º ano, em que uma professora dá aula para alunos de mais de uma série. O total de estudantes prejudicados, de acordo com o MEC, é de cerca de 300 mil, menos de 1% do ensino público.
Os erros foram detectados por professores de universidades federais, segundo o secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, em uma revisão feita a pedido da pasta.
Após a constatação, o ministério enviou aos coordenadores do programa de educação no campo uma orientação para que o uso do material seja suspenso. Também foi pedida à Controladoria-geral da União uma sindicância para apurar responsabilidades pelos erros e pela falta de revisão.
Este blog mostrará as deficiências, o sucateamento, o descaso, a indisciplina, a ausência de autoridade, os baixos salários, o bullying, a insegurança e a violência que contaminam o ensino, a educação, a cultura, o civismo, a cidadania, a formação, a profissionalização e o futuro do jovem brasileiro.
EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.
domingo, 5 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário