EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 17 de junho de 2014

PROTESTO DE ESTUDANTES E MORADORES POR SEGURANÇA EM ESCOLA ACABA EM ATROPELAMENTO


ZERO HORA 17 de junho de 2014 | N° 17831


CARLOS ISMAEL MOREIRA


Motorista atropela seis pessoas e foge

ESTUDANTES E MORADORES participavam de um protesto nas proximidades de uma escola no bairro Igara. Eles foram atingidos por um condutor de uma Montana vermelha, sofreram fraturas e tiveram de ser socorridos no HPS de Canoas



O pedido de alunos por mais segurança nas proximidades da Escola Estadual de Ensino Médio Erico Verissimo, no bairro Igara, em Canoas, terminou de forma trágica ontem à noite. Seis pessoas foram atropeladas durante a manifestação, realizada em frente à escola, que contou com moradores da região.

Matheus da Costa Gonzales, 16 anos, José Bruno Cardoso dos Santos, 20 anos, Marcus Huriel Borges, 17 anos, Leonardo Motta da Silva, 15 anos, Vagner Aurélio de Chaves Fischer, 16 anos, e Raíssa da Silva Martinelli, 15 anos, foram atropelados por uma Montana vermelha durante o protesto. O motorista não prestou socorro e fugiu do local.

Segundo a BM, eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhados ao Hospital de Pronto-Socorro da cidade. Conforme o coordenador de enfermagem da instituição, enfermeiro Gustavo Correa, todos chegaram ao hospital em estado grave e passaram por exames.

– Estou horrorizado com a cena que vi. Bloqueávamos a rua por cinco minutos, mas depois liberávamos por outros cinco minutos, para não trancar o trânsito. Um motorista não quis esperar e passou por cima – contou o estudante Lucas de Oliveira, 16 anos, que presenciou o atropelamento.

O caso mais grave é de Matheus, que sofreu uma fratura no fêmur e deveria passar por uma cirurgia. O pai do garoto, Sérgio Gonzales, disse que a segurança nas proximidades da escola é precária e que sabia do protesto, mas ficou surpreso quando recebeu a ligação de uma professora sobre o acidente:

– Vim correndo para o HPS. O menino teve uma fratura exposta, estava de costas para o carro e não teve tempo de reagir. Quando ele viu, já estava no chão.

Até as 23h de ontem, só um dos jovens feridos, Leonardo Motta da Silva, 15 anos, havia recebido alta do hospital. Segundo Hermínio Farinha, avô de uma estudante que participou do ato, “o motorista simplesmente ignorou o protesto e passou por cima dos colegas dela”.

– Eles estavam lá pedindo mais segurança, isso é um absurdo – lamentou Farinha.

Polícia investiga o caso como tentativa de homicídio


A ocorrência foi registrada como tentativa de homicídio qualificado contra seis vítimas e será investigada pela Delegacia de Homicídios de Canoas.

— Identificamos um suspeito pela placa do veículo, mas precisamos confirmar se o proprietário do carro estava na direção no momento do atropelamento — disse o delegado Marco Antônio Arruda Guns, responsável pelo caso.

O delegado ressalta ainda que o atropelamento seria evitado se os estudantes tivessem aceitado uma orientação da Brigada Militar. Conforme Guns, os adolescentes pediram apoio da corporação para acompanhar o protesto, mas a Brigada afirmou que só poderia monitorar a manifestação na terça-feira e orientou que o ato fosse adiado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário