EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

58 MILHÕES DE CRIANÇAS NÃO TÊM ACESSO À ESCOLA



ZERO HORA 27 de junho de 2014 | N° 17842


RELATÓRIO


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) alertou ontem para a existência de 58 milhões de crianças entre seis e 11 anos sem escolaridade, o que torna impossível alcançar a meta de uma educação primária universal até 2015. O número deve-se em grande parte ao elevado crescimento demográfico na África subsaariana, onde existem atualmente 30 milhões de crianças sem escolaridade, indica relatório da Unesco divulgado ontem em Paris.

Segundo a organização, no caso de se manter a atual tendência, cerca de 43% dos menores sem escolaridade em todo o mundo – 15 milhões de meninas e 10 milhões de meninos – nunca pisarão em uma sala de aula. O documento cita, por outro lado, que 17 países reduziram em 86% o número de crianças sem escolaridade em pouco mais de uma década, como Burundi, Marrocos, Nepal, Nicarágua e Vietnã.

É possível conseguir mudanças positivas com medidas como a adequação do currículo escolar e o apoio financeiro às famílias necessitadas, aponta o estudo.

Diretora-geral da Unesco, a búlgara Irina Bokova considera que os novos dados confirmam a impossibilidade de se conseguir educação primária universal até 2015. Nesse sentido, defende ser preciso fazer “soar o alarme e reunir a vontade política necessária” para garantir o respeito pelo “direito à educação para todas as crianças do mundo”.


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