EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

RS CAI NO RANKING DO ENEM

Estado cai no ranking do Enem. Notas obtidas no exame do Ministério da Educação que avalia o Ensino Médio derrubaram Rio Grande do Sul do primeiro para o quarto lugar na média geral das escolas. - ZERO HORA 12/09/2011

O Rio Grande do Sul perdeu, este ano, a supremacia no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio em comparação com os demais Estados.

Primeiro colocado na prova de 2009 com uma média geral de 553,96, agora os gaúchos ocupam o quarto lugar, com uma nota de 559,69, levando em conta o desempenho em 2010 das redes pública e privada na prova objetiva e na redação. Outros três Estados tiveram avanços mais significativos no desempenho e ultrapassaram o Rio Grande do Sul.

Os resultados serão divulgados oficialmente hoje pelo Ministério da Educação (MEC). As análises devem levar em consideração o fato de o exame ter participação voluntária dos alunos. Além disso, a nota estadual é uma média do resultado obtido por todas as escolas, mas não é calculada oficialmente pelo ministério.

Porém, para a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Elizabeth Krahe, o desempenho gaúcho permite algumas conclusões. Uma delas é que muitas escolas ainda não se adaptaram à proposta federal de parâmetros curriculares – que o Enem toma como base para a formulação das questões. Isso quer dizer que, enquanto o exame privilegia a aplicação prática do conhecimento, interpretação de conteúdo e interação entre diferentes disciplinas, muitos colégios ainda investem em práticas educacionais conservadoras.

– Muitas escolas gaúchas, sejam públicas ou privadas, insistem em um ensino baseado em memorização – acredita Elizabeth.

Nas últimas três edições do Enem, apenas duas instituições do Rio Grande do Sul figuraram entre as cem melhores do país. Desta vez, a honraria coube ao Colégio Militar de Porto Alegre (95º colocado) e ao Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (97º colocado). No ano anterior, o Rio Grande do Sul compensou a falta de estrelas individuais com um bom desempenho conjunto. Mas a primeira colocação na média geral agora virou um quarto lugar.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Sonia Balzano, concorda com a avaliação de que muitos colégios ainda precisam se adaptar a um ensino mais dinâmico. Mas destaca a necessidade de um estudo detalhado de outros indicadores:

– Precisamos ver quantos alunos participaram, de quais escolas.

ESTADO - Média (escolas públicas e privadas)
1.Distrito Federal 579,06
2.Rio de Janeiro 572,51
3.São Paulo 561,47
4.Rio Grande do Sul 559,69
5.Minas Gerais 557,66
6.Santa Catarina 555,17
7.Goiás 544,36
8.Mato Grosso do Sul 543,44
9.Paraná 543,37
10.Pernambuco 537,1
11.Espírito Santo 535,44
12.Ceará 535,3
13.Alagoas 534,56
14.Pará 532,07
15.Paraíba 531,52
16.Bahia 531,12
17.Rio Grande do Norte 528,42
18.Sergipe 527,99
19.Amapá 527,96
20.Mato Grosso 526,86
21.Rondônia 523,7
22.Roraima 523,14
23.Amazonas 522,51
24.Acre 522,28
25.Piauí 518,12
26.Maranhão 512,65
27.Tocantins 512,36

Nenhum comentário:

Postar um comentário