EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 17 de setembro de 2011

REDE POR MELHOR EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

EDITORIAL CORREIO DO POVO, 17/09/2011

A América Latina é heterogênea do ponto de vista histórico e cultural, mas tem fatores de unidade que residem em séculos de convivência e em uma luta perene pelo desenvolvimento e pela autonomia econômica e política de suas nações. Assim, há muitos pontos de confluência que fazem com que todos os países busquem compartilhar experiências e intercâmbios na tentativa de resolver seus problemas nacionais, alguns quase crônicos, como o das guerrilhas internas que ameaçam a soberania nacional.

Um novo movimento articulado está sendo lançado para tentar melhorar os índices educacionais da região. Trata-se de união de empresários, educadores, gestores públicos, políticos, órgãos e entidades da sociedade civil, além de autoridades. O objetivo é socializar experiências exitosas e cobrar dos governantes soluções para as questões educacionais.

O Brasil será representado nesse fórum pelo movimento Todos pela Educação, que vem de organizar um congresso internacional sobre o seu setor de atuação. Na pauta, formação de professores, avaliação do aprendizado e ampliação da jornada dentro das escolas. Para Priscila Cruz, diretora-executiva do representante brasileiro, a América Latina tem hoje a oportunidade histórica de implantar uma educação que seja realmente de qualidade.

O projeto de incentivo a uma nova educação tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Fazem parte da nova frente a Associação Empresários pela Educação, do Peru; o movimento Educa, da República Dominicana; o Eduquemos, da Nicarágua; Empresário pela Educação, da Guatemala; a Fundação Educação 2020, do Chile; a Fundação Empresarial para o Desenvolvimento Educativo, de El Salvador; a Fundação Empresários pela Educação, da Colômbia; a Fundação Educativa Ricardo Ernesto Maduro Andreu, de Honduras; o Grupo Faro, do Equador; Mexicanos Primeiro, do México; o Projeto EducAR 2050, da Argentina; e Unidos pela Educação, do Panamá. Todos estão em sintonia para pleitear um salto de qualidade nas escolas e instituições de ensino das nações desta parte do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário