EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

HÁ VAGAS

EDITORIAL ZERO HORA 06/01/2012

Em meio a um cenário externo ainda de incertezas, o país começa 2012 com perspectivas particularmente promissoras para quem precisa trabalhar e tem formação adequada. A taxa de desemprego – que, um ano depois da crise financeira deflagrada em 2008, era de 7,4% – encontra-se hoje em 5,2%, a menor da história. E, ainda que o novo ano comece com a perspectiva de desaceleração econômica em relação a 2011, as estimativas dos brasileiros são positivas até dezembro. Cresce, com isso, a responsabilidade dos formuladores de políticas econômicas, que precisarão encontrar formas de manter a atividade produtiva e o nível de ocupação em alta.

Pesquisa divulgada agora pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o Índice de Expectativa das Famílias (IEF) subiu para 67,2 pontos em dezembro último, ante 63,7 pontos em novembro e 64,6 em dezembro de 2010. O otimismo é atribuído em boa parte à segurança em relação ao emprego, manifestada por nada menos de 78,9% dos consultados, particularmente na faixa da população de menores ganhos. Trata-se de uma percepção diversa da registrada logo depois da crise que se seguiu à queda do grupo financeiro Lehman Brothers. Na época, grandes conglomerados brasileiros apressaram-se em reduzir quadros, numa decisão que, pouco depois, se mostraria equivocada, pois houve dificuldade para recontratar.

Hoje, graças ao acerto da ênfase ao mercado interno e à expansão do crédito, há milhares de vagas disponíveis em empresas privadas e no setor público, nas diferentes esferas de governo. Só uma empresa de consultoria, responsável pela seleção de trabalhadores para 1,7 mil empresas particulares, garante ter 40 mil oportunidades de empregos à espera de candidatos em seu banco de dados. Os setores de turismo e tecnologia também começam a se preparar para o aumento de demanda decorrente dos eventos esportivos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. O resultado é que a corrida por contratações na largada deste ano equivale na prática à registrada no mesmo período de 2011, quando a economia era caracterizada por um superaquecimento.

As condições especialmente favoráveis do mer- cado de trabalho no país reforçam a importância de maior atenção à qualificação da mão de obra e à adoção de medidas capazes de manter em alta as oportunidades de ocupação com carteira assinada. Cada vez mais, as melhores chances no mercado formal são para quem tem mais anos de escola e maior habilitação para o exercício de funções específicas. Mas é importante que a massa de trabalhadores já em atividade e o contingente dos que se preparam para ingressar nele daqui para a frente não venham a se frustrar com uma eventual retração do mercado interno, que até agora conseguiu preservar o país do impacto da crise externa.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Esta na hora dos governantes brasileiros repensarem a forma como enxergam a educação e aplicam as políticas educacionais. É preciso que o aprendizado vá muito além da cultura científica. É vital que os professores sejam valorizados e tenham todos os recursos e tecnologia para melhor educar, formar um cidadão consciente de seus deveres e direitos e identificar talentos em todas as áreas técnicas, científicas, desportiva e artística, de forma a orientar as escolhas certas da profissão que irá garantir a sobrevivência no mercado de trabalho, a felicidade e o sucesso nas relações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário