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terça-feira, 1 de abril de 2014

BRASIL DECEPCIONA NO RACIOCÍNIO LÓGICO


CORREIO DO POVO 01/04/2014 11:46

Brasil amarga 38ª colocação em teste de raciocínio lógico. Programa Internacional de Avaliação de Alunos avaliou 85 mil estudantes de 44 países



O Brasil decepcionou no Programa Internacional de Avaliação de Aluno (Pisa), avaliação internacional que mede competências de alunos em diferentes nações. O país ficou em 38º lugar em uma lista de 44 países, de acordo com o resultado divulgado nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Tradicionalmente voltado para Leitura, Matemática e Ciências, pela primeira vez o Pisa mediu a capacidade de estudantes de 15 anos para resolver problemas de matemática aplicados à vida real. No topo do ranking ficaram países asiáticos como Cingapura, Coreia do Sul e Japão. Já entre os últimos colocados, estão Uruguai, Bulgária e Colômbia.

Com 428 pontos, o Brasil ficou abaixo da média da OCDE, que era de 500 pontos. O Pisa também mediu distorções regionais nas habilidades dos estudantes. Enquanto a Região Sudeste do País teve 447 pontos, o Nordeste registrou apenas 393. O Norte teve o pior índice entre os brasileiros, com 383 pontos, abaixo apenas de algumas regiões dos Emirados Árabes Unidos no ranking global.

Nem todos os países que se saíram bem em disciplinas como matemática e ciência tiveram bons resultados no teste de resolução de problemas. Por outro lado, os estudantes do Reino Unido, Estados Unidos e Japão se saíram melhor nestes testes do que em disciplinas-chave.

O relatório concluiu que as disparidades de gênero na resolução de problemas são pequenas, especialmente entre os alunos com baixo desempenho. Mas os estudantes com melhor desempenho são em grande parte os meninos, exceto na Austrália, Finlândia e Noruega. Em média, há três rapazes de alto desempenho para cada duas meninas.

Cerca de um em cada nove alunos são capazes de resolver os problemas mais complexos, entretanto, em Cingapura, Japão e Coréia, um em cada cinco tem a mesma capacidade. Em média, nos países da OCDE, cerca de um em cada cinco estudantes são capazes de resolver apenas os problemas mais simples.

Confira abaixo o ranking:

1º) Cingapura - 562 pontos
2º) Coreia do Sul - 561
3º) Japão - 552
4º) China/Macau - 540
5º) China/Hong Kong - 540
6º) China/Xangai - 536
7º) China/Taipé - 534
8º) Canadá - 526
9º) Austrália - 523
10º) Finlândia - 523
11º) Reino Unido - 517
12º) Estônia - 515
13º) França - 511
14º) Holanda - 511
15º) Itália - 510
16º) República Tcheca - 509
17º) Alemanha - 509
18º) Estados Unidos - 508
19º) Bélgica - 508
20º) Áustria - 506
21º) Noruega - 503
22º) Irlanda - 498
23º) Dinamarca - 497
24º) Portugal - 494
25º) Suécia - 491
26º) Rússia - 489
27º) Eslováquia - 483
28º) Polônia - 481
29º) Espanha - 477
30º) Eslovênia - 476
31º) Sérvia - 473
32º) Croácia - 466
33º) Hungria - 459
34º) Turquia - 454
35º) Israel - 454
36º) Chile - 448
37º) Chipre - 445
38º) Brasil - 428
39º) Malásia - 422
40º) Emirados Árabes - 411
41º) Montenegro - 407
42º) Uruguai - 403
43º) Bulgária - 402
44º) Colômbia - 399

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