ZERO HORA 02 de setembro de 2013 | N° 17541
EDITORIAIS
Fundamental e, em muitos aspectos, até mesmo decisiva para assegurar um bom rendimento escolar a crianças e adolescentes, a presença dos pais vem sendo cada vez mais valorizada por educadores. Estudos demonstram que gestos simples como acompanhar os filhos à escola ou propiciar-lhes um ambiente favorável para as lições de casa, além de demonstrar interesse pelos conteúdos, podem contribuir, por exemplo, para uma elevação importante do nível de aprendizado. São justamente aspectos como esses que a nova fase da campanha A Educação Precisa de Respostas, do Grupo RBS, pretende estimular a partir de agora, colaborando para que, com mais educação de qualidade, o país possa dar o tão esperado salto com base no conhecimento.
A etapa atual da campanha, associada à Mula Sem Cabeça e seu filhote, tem por objetivo chamar a atenção para a importância de pequenos gestos por parte dos pais na fase de aprendizagem e estimulá-los a interagir mais no cotidiano. Um dos entraves para esse tipo de prática é que muitos pais não se sentem suficientemente preparados para auxiliar os filhos, pelo fato de não contarem com muitos anos de estudo. Pais letrados e com hábitos saudáveis como o da leitura, de fato, tendem a estimular mais facilmente o gosto pelo estudo entre as crianças. Em muitos casos, porém, o apoio deve se basear mais na intuição do que no conhecimento formal. A conscientização sobre esse fato tende a fazer com que os filhos estudem mais e, em consequência, que superem esse tipo de temor frente às próximas gerações.
Um aspecto importante na questão educacional é até onde vai a responsabilidade da família e a da escola, com base numa definição clara sobre o que compete a uma e a outra. Tanto a queda da qualidade do aprendizado, evidenciada em diferentes testes de avaliação, quanto a deterioração de valores éticos, que ajudam a explicar desde o aumento de deformações morais até o da violência, têm suas razões nessa falta de limites precisos. Por isso, uma das primeiras iniciativas de pais conscientes sobre a importância de amparar os filhos em idade escolar é debater com a escola o que compete às famílias e aos professores e o que todos podem fazer para garantir mais qualidade ao processo de aprendizagem.
As famílias precisam se mostrar cada vez mais conscientes da importância de apoiar os filhos em idade escolar, com gestos simples mas eficazes. Pais presentes podem propiciar um país com mais educação e essa é uma das respostas com a qual a campanha da RBS pretende contribuir na fase atual.
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Fundamental e, em muitos aspectos, até mesmo decisiva para assegurar um bom rendimento escolar a crianças e adolescentes, a presença dos pais vem sendo cada vez mais valorizada por educadores. Estudos demonstram que gestos simples como acompanhar os filhos à escola ou propiciar-lhes um ambiente favorável para as lições de casa, além de demonstrar interesse pelos conteúdos, podem contribuir, por exemplo, para uma elevação importante do nível de aprendizado. São justamente aspectos como esses que a nova fase da campanha A Educação Precisa de Respostas, do Grupo RBS, pretende estimular a partir de agora, colaborando para que, com mais educação de qualidade, o país possa dar o tão esperado salto com base no conhecimento.
A etapa atual da campanha, associada à Mula Sem Cabeça e seu filhote, tem por objetivo chamar a atenção para a importância de pequenos gestos por parte dos pais na fase de aprendizagem e estimulá-los a interagir mais no cotidiano. Um dos entraves para esse tipo de prática é que muitos pais não se sentem suficientemente preparados para auxiliar os filhos, pelo fato de não contarem com muitos anos de estudo. Pais letrados e com hábitos saudáveis como o da leitura, de fato, tendem a estimular mais facilmente o gosto pelo estudo entre as crianças. Em muitos casos, porém, o apoio deve se basear mais na intuição do que no conhecimento formal. A conscientização sobre esse fato tende a fazer com que os filhos estudem mais e, em consequência, que superem esse tipo de temor frente às próximas gerações.
Um aspecto importante na questão educacional é até onde vai a responsabilidade da família e a da escola, com base numa definição clara sobre o que compete a uma e a outra. Tanto a queda da qualidade do aprendizado, evidenciada em diferentes testes de avaliação, quanto a deterioração de valores éticos, que ajudam a explicar desde o aumento de deformações morais até o da violência, têm suas razões nessa falta de limites precisos. Por isso, uma das primeiras iniciativas de pais conscientes sobre a importância de amparar os filhos em idade escolar é debater com a escola o que compete às famílias e aos professores e o que todos podem fazer para garantir mais qualidade ao processo de aprendizagem.
As famílias precisam se mostrar cada vez mais conscientes da importância de apoiar os filhos em idade escolar, com gestos simples mas eficazes. Pais presentes podem propiciar um país com mais educação e essa é uma das respostas com a qual a campanha da RBS pretende contribuir na fase atual.
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