Aplicar métodos disciplinares é saúdável, mas rigorosos e extremados não educam. Pelo contrário, geram ainda mais atritos e violência.
Na imposição da disciplina consciente, o jovem aprende seus direitos e deveres, com responsabilidade dentro dos seus limites, de terceiros e das leis que regem o bem comum, que nada mais é do que a ordem pública (paz social). A disciplina consciente advem do respeito à autoridade e do conhecimento das normas e limites do direito e dos deveres de cada pessoa no seu espaço dentro da família, da sociedade e do Estado.
No Brasil, a gama de direitos e privilégios na constituição de 1988 esqueceu os deveres, submetendo o direito coletivo ao do indivíduo, estimulando anarquia, a desobediência, indisciplina e violência, e enfraquecendo a autoridades dos pais e do Estado.
E os exemplos de impunidade incentivam os jovens a pensar que "não dá nada" e "tudo pode". Uma democracia verdadeira exige leis e justiça capazes de definir o equilíbrio entre direitos e deveres, os limites de cada um e a autoridade que cabe ao Estado e aos pais.
A educação fica com a responsabilidade de ensinar, disciplinar e orientar o caminho.
A disciplina educa, mas só a ordem garante o respeito. E num regime democrática esta ordem é imposta pelas leis, aplicada pela justiça e norteada pelos instrumentos de coação, educação e cidadania com autoridade e disciplina.
Este blog mostrará as deficiências, o sucateamento, o descaso, a indisciplina, a ausência de autoridade, os baixos salários, o bullying, a insegurança e a violência que contaminam o ensino, a educação, a cultura, o civismo, a cidadania, a formação, a profissionalização e o futuro do jovem brasileiro.
EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
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gostei mt do conteúdo explicado nesse texto :D mt obg pela ajuda.
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