EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A DISCIPLINA EDUCA E A ORDEM GARANTE O RESPEITO

Aplicar métodos disciplinares é saúdável, mas rigorosos e extremados não educam. Pelo contrário, geram ainda mais atritos e violência.

Na imposição da disciplina consciente, o jovem aprende seus direitos e deveres, com responsabilidade dentro dos seus limites, de terceiros e das leis que regem o bem comum, que nada mais é do que a ordem pública (paz social). A disciplina consciente advem do respeito à autoridade e do conhecimento das normas e limites do direito e dos deveres de cada pessoa no seu espaço dentro da família, da sociedade e do Estado.

No Brasil, a gama de direitos e privilégios na constituição de 1988 esqueceu os deveres, submetendo o direito coletivo ao do indivíduo, estimulando anarquia, a desobediência, indisciplina e violência, e enfraquecendo a autoridades dos pais e do Estado.

E os exemplos de impunidade incentivam os jovens a pensar que "não dá nada" e "tudo pode". Uma democracia verdadeira exige leis e justiça capazes de definir o equilíbrio entre direitos e deveres, os limites de cada um e a autoridade que cabe ao Estado e aos pais.

A educação fica com a responsabilidade de ensinar, disciplinar e orientar o caminho.

A disciplina educa, mas só a ordem garante o respeito. E num regime democrática esta ordem é imposta pelas leis, aplicada pela justiça e norteada pelos instrumentos de coação, educação e cidadania com autoridade e disciplina.

Um comentário: