EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

BULLYING - CARTILHA DO BEM É ELABORADA POR JOVENS

CARTILHA DO BEM. Estudantes ensinam a combater o bullying - ZERO HORA, 17/02/2011

Uma diferença que dá origem a um apelido. Um apelido que vira uma piada. A piada que se torna uma agressão. Este é o roteiro básico do bullying, que dissemina a violência repetitiva contra uma pessoa no ambiente escolar.

Zero Hora convidou quatro jovens para conversar sobre o assunto. Juntos, John Amaral Dias, 17 anos, Ana Carolina Motta Martins, 14 anos, Marianne Silva Schaeffer, 15 anos, e Vanessa Dias de Moura, 14 anos, elaboraram uma cartilha para combater o bullying.

O principal alvo do bullying é a autoestima da vítima. Com a personalidade em construção, o jovem vive em um ambiente marcado pela diferença, mas muitas vezes não a tolera. Identificar o problema rapidamente é fundamental para resolvê-lo. Mário Felizardo, pesquisador e coordenador do programa Diga Não ao Bullying, diz que o pais devem observar o comportamento dos filhos:

– Um bom indício é olhar para a vida social do filho. Ele tem amigos fora da internet? É convidado para festas? Conforme as respostas, já é possível ter um bom indício se há algo errado.

É PRECISO....

- Sair do mundinho das panelinhas.
- Não embarcar na onda dos bullies.
- Enturmar os novos colegas desde o primeiro dia de aula.
- Ser mais extrovertido em relação aos colegas.
- Não ter vergonha de si mesmo.
- Apresentar o colégio para o aluno novo.
- Vencer a vergonha de conhecer e conversar com os colegas que estão chegando.
- Ajudar a própria escola a combater o bullying.
- Respeitar as diferenças culturais e religiosas.
- Conversar para evitar brigas.
- Deixar os colegas à vontade no novo ambiente.

FIQUE ATENTO

- As crianças normalmente não relatam o sofrimento vivenciado na escola por medo de represálias e por vergonha.

- A observação dos pais sobre o comportamento dos filhos é fundamental, assim como o diálogo franco entre eles.

- Um dos sintomas é a aversão à escola, não gostar de falar sobre a rotina de aula.

- É importante ver se a criança tem amigos no colégio, se é convidada para festas e outros eventos sociais.

- Perguntas indiretas, como, por exemplo, aproveitar quando a criança está assistindo a um desenho violento e questionar se cenas como aquela ocorrem na escola.

- Os pais não devem hesitar em buscar ajuda de profissionais da área de saúde mental, para que seus filhos possam superar traumas e transtornos psíquicos.

BULLYING NÃO É LEGAL

- A Lei 13.474/2010, aprovada pela Assembleia Legislativa em 25 de maio de 2010, estabelece políticas públicas contra o bullying nas escolas do Estado.

- Alguns dos objetivos da lei são: disseminar conhecimento sobre o fenômeno, identificar concretamente, em cada instituição, a incidência e a natureza das práticas de bullying e desenvolver planos locais para prevenção e combate.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça e Mário Felizardo, pesquisador e coordenador do programa Diga Não ao Bullying.

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