EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 6 de maio de 2014

DIA DA MATEMÁTICA


ZERO HORA 06 de maio de 2014


Tratem-na
com carinho
e serão
recompensados


CARLOS A. V. HEREDIA
Professor de matemática e mestre em Educação



Seis de maio é o seu dia, o Dia Nacional da Matemática. Foi instituído em 2004 e finalmente publicado no Diário Oficial da União, sob a Lei nº 12.835 de 26/6/2013, cujo Art. 2º diz: “O Poder Executivo incentivará a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à referida data”. A data escolhida é a do nascimento do matemático, educador e escritor Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan, autor da famosa obra O Homem que Calculava. Deveria ser um dia de homenagens nas escolas, de reverências aos professores e de agradecimentos da sociedade, pois, cada vez mais, a matemática participa no desenvolvimento de tecnologias para uma melhor qualidade de vida.

Mas a festa é ínfima para tão notável data. Os alunos não apreciam a sua beleza e pouco destacam a sua importância; os professores vivem da superação por uma aula cada vez melhor e a sociedade parece conformada com os baixos resultados em avaliações nacionais e internacionais. Tudo começa pela educação. Por isso, a matemática está triste, pois, nem mesmo ela, com todo o seu talento, consegue explicar o porquê do descuido dos responsáveis pelo segmento educacional no país e pela falta de incentivo ao seu principal agente, o professor. Ensino deficiente, saúde precária, criminalidade, são apenas algumas das consequências de uma equivocada gestão de recursos.

Entrementes, a matemática está alegre, porque, numa data como esta, pode homenagear a participação das mulheres. Os séculos 18 e 19 foram marcantes na história da matemática, principalmente na França, onde o trabalho deixado por Sophie Germain foi importante na construção da Torre Eiffel e no estudo para a demonstração do Último Teorema de Fermat, em 1995.

Esses dados históricos colaboram para diminuir a distância e o preconceito por essa indispensável ciência ora homenageada, que, nesta mesma data, também presta a sua homenagem aos distintos leitores através da equação: (axm) mais (atem) é igual a (aammo) onde x é a incógnita. Tratem-na com carinho e serão recompensados. Ah, já estava esquecendo, e o Art. 2º?

Nenhum comentário:

Postar um comentário