EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

ARMA NA MOCHILA ATINGE ADOLESCENTE DENTRO DE ESCOLA



ZERO HORA Atualizada em 14/05/2014 | 10h40

Zona Leste. Adolescente é baleada dentro de escola em Porto Alegre. Disparo foi feito no Colégio Padre Rambo, na Avenida Bento Gonçalves




Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


Uma adolescente de 15 anos levou um tiro de raspão dentro do auditório do Colégio Padre Rambo, em Porto Alegre, no início da manhã desta quarta-feira. A instituição de Ensino Médio está localizada na Avenida Bento Gonçalves, bairro Partenon, zona leste da cidade.

De acordo com a Brigada Militar, o disparo foi acidental. Informações preliminares indicam que a arma estaria dentro da mochila de um jovem de 19 anos — quando a mochila foi colocada no chão, o revólver teria disparado, atingindo a estudante. O jovem foi preso, e um adolescente de 17 anos, que teria escondido o revólver, foi apreendido. Ambos foram levados para o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) para prestar esclarecimentos — na sequência, o jovem deve ser encaminhado à 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

— Eu só ouvi o barulho da viatura e vi a polícia entrando na escola. A professora nos segurou dentro da sala de aula e depois fomos liberados. Nunca tinha acontecido nada assim aqui — disse um aluno de 15 anos.

Cerca de 30 estudantes estavam no auditório, no segundo andar, no momento do disparo. Era o início do segundo período da manhã, uma aula teórica de educação física.

— O professor estava fazendo a chamada, e ouvimos um barulho muito alto. Todo mundo se assustou, mas voltamos ao normal. Ninguém ia imaginar que era um tiro. A minha colega reclamou de dor no ombro, e um outro colega achou o projétil no chão. Foi quando vimos o braço dela sangrando e todo mundo começou a correr — relata uma menina de 15 anos.

A direção da escola liberou cerca de 400 alunos do turno da manhã após o ocorrido. Até o momento, a informação é de que as aulas não serão retomadas nesta tarde. A rotina deve voltar ao normal na quinta-feira.

— Esta não é a rotina da nossa escola. Em 15 anos que trabalho no colégio, nunca havia acontecido nada parecido. Enfrentamos as dificuldades de uma escola pública. Mas não temos uma rotina de violência — relata a vice-diretora Dinora Trojan.

O jovem preso e o adolescente apreendido eram estudantes da escola, mas o mais novo não seria aluno daquela classe. Uma equipe da 1ª Coordenadoria da Educação se deslocou para o colégio.

Responsável por 23 delegacias, o delegado regional de Porto Alegre, Cléber Ferreira, explica que é provável que a investigação seja aberta na 11ª Delegacia da Polícia Civil. Se a autoridade policial apontar que o disparo foi culposo (sem intenção), o inquérito seguirá nessa delegacia. No entanto, se for constatado dolo, seguirá para a Delegacia de Homicídios. Em relação ao menor de idade, a questão será tratada pelo Deca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário