EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A EDUCAÇÃO PEDE AJUDA


ZERO HORA 19 de maio de 2014 | N° 17801


ARTIGO | JOÃO DERLY*
*Vereador de Porto Alegre, líder da bancada do PC do B, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude.



No momento em que uma notícia como a da menina baleada no Colégio Padre Rambo vem à tona, a sociedade se choca e todos, da pior forma, ficam cientes do que ouvi em depoimentos de pais, professores e estudantes que alertavam para a iminência de um acontecimento do gênero. E o problema não está apenas na escola, como também no entorno. Segurança e execução de políticas de combate à violência são dever do poder público. É necessário articular ações entre as secretarias e níveis de governo. Falta estrutura, responsabilidade e planejamento para governar a cidade.

Investimentos em educação e segurança, especialmente da juventude, devem estar no centro da agenda do governo. Em 2013 a prefeitura optou por não contar com 84 novos guardas municipais, aprovados em concurso, mas não nomeados. Eles fazem falta, como podemos observar, em escolas que foram, são e serão vitimadas pela violência.

A Câmara tem cumprido seu dever. Vereadores de oposição pressionam pela nomeação de novos guardas municipais e articulado debates nas comunidades. A bancada do PC do B propôs projetos que melhoram as condições de escolas, como a instalação de internet livre e gratuita em instituições municipais de ensino, objetivando qualificar a estrutura, além de fomentar a prática esportiva a crianças e jovens. Também é do PC do B o projeto que inclui a Lei Maria da Penha no currículo escolar, para reduzir a violência doméstica.

A prefeitura precisa assumir suas responsabilidades, garantindo mais segurança à população e melhor infraestrutura e condições de trabalho nas escolas. Na Cece, a agenda de visitas será ampliada e será montado um dossiê, que será entregue ao Executivo e discutido em uma audiência pública com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário