EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA


ZERO HORA 19 de fevereiro de 2013 | N° 17348. ARTIGOS

Isabela Dutra*

Ao se aproximar o início do ano letivo, muitas são as expectativas de pais, alunos, professores e demais integrantes do processo educativo escolar. Como é a nova professora? Os colegas serão os mesmos? Quais os projetos que serão desenvolvidos neste ano? Inúmeras são as perguntas, dúvidas e desejos que antecedem o começo do ano letivo.

Nesse contexto, a adaptação escolar se apresenta como um dos momentos mais importantes e significativos para a criança, ou seja, adaptar-se representa integrar-se ao novo, ao desconhecido. É nesse momento que escola e família devem, mais do que nunca, dar início a uma parceria importantíssima, promovendo, assim, um processo de adaptação tranquilo e prazeroso para as crianças.

Durante esse processo, cada uma das partes tem um papel fundamental. A escola deve promover um ambiente acolhedor, receptivo e convidativo, ou seja, elementos que despertem a curiosidade das crianças e o desejo de retornar no dia seguinte devem fazer parte do ambiente escolar. Deve estar atenta a possíveis reações adversas que possam vir a ocorrer nesse período (choros e birras) e lançar mão de estratégias e alternativas que amenizem esses sentimentos, como por exemplo, horários reduzidos e combinações específicas com as famílias.

O papel dos pais é muito importante em todo esse movimento de adaptação, uma vez que devem procurar transmitir segurança para os filhos, mostrando que confiam na instituição escolhida. É normal que sentimentos como medo e angústia se façam presentes, mas é imprescindível que eles não sejam transparecidos para as crianças, para que, assim, elas não percam a segurança e confiança que devem criar durante a adaptação. Devem procurar estabelecer um diálogo claro sobre a importância da escola, da convivência social e das aprendizagens que ali serão construídas.

É importante que escola e família estejam em sintonia durante o processo de adaptação e no decorrer da escolarização do seu filho. Pois a trajetória escolar irá se estender por um longo período da vida dos pequenos. É uma parceria que requer muita confiança. Afinal, nossos filhos são o centro do processo educativo.

*Mestre em Educação (UFRGS), especialista em Gestão Escolar (PUCRS) e professora da rede privada de ensino

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