EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

BULLYING: PROVOCAÇÕES SEM LIMITES

BLOG ESSAS E OUTRAS, 7, agosto, 2011

RECOMENDO A DIVULGAÇÃO DESTE FILME NAS COMUNIDADES ESCOLARES (PAIS, MESTRES E ALUNOS) PARA QUE ASSISTAM E DEBATAM ESTA VIOLÊNCIA QUE ASSOLA AS ESCOLAS EM TODO O MUNDO. 

SUGIRO ESTE DEBATE ENTRE A DIREÇÃO, OS GRÊMIOS E AS COMISSÃO DE SEGURANÇA DA ESCOLA PARA ADOTAREM MEDIDAS PREVENTIVAS, EDUCACIONAIS E DE MONITORAMENTO PARA EVITAR E CONTER ESTE TIPO DE AGRESSÃO QUE SE OCULTA NA SÍNDROME DO MEDO.

Resenha do filme:

O filme conta a história de Jodi, um garoto alegre, carinhoso e apaixonado por basquete que vive com sua mãe, uma enfermeira que sofre de depressão e faz tratamento psiquiátrico. Os dois se mudam por causa do tratamento da mãe e Jodi entra em uma nova escola.

Magro e desengonçado o novato vira alvo de piadas e brincadeiras de mal gosto por parte de um grupo de alunos da sua sala. É muito comum novos alunos terem dificuldade de adaptação e sofrerem desse tipo de agressão. Justamente por se sentir deslocado com a mudança Jodi vira um alvo fácil para Nacho, o “valentão do colégio”.

.
Nacho agride Jodi fisicamente e psicológicamente

.O filme mostra superficialmente que Nacho tem um histórico de violencia doméstica, outra característica bastante comum dos agressores. Sarcástico e violento o jovem não tem limites e manipula sua vitima da maneira mais cruel possível. No começo ele aparece como colega de Jodi como se quisesse fazer amizade com o garoto. Aos poucos ele começa com brincadeiras e piadinhas que tomam porporções insuportáveis e que fazem da vida da vitima um inferno.

Dentre as agressões de Nacho estão humilhação, perseguição e violencia fisica. Para piorar a situação o jovem é visinho de Jodi, o que permite que ele continue com o Bullying fora do ambiente escolar. Sem perceber a vitima vai se envolvendo cada vez mais no jogo psicológico do agressor até se ver impossibilitado de pedir ajuda ou reagir.


Muitos colegas mesmo não concordando com as agressões são coniventes.

.Essa abordagem do filme condiz com a realidade já que segundo especialistas quem sofre Bullying costuma se isolar e esconder o problema de seus amigos e familiares. É como se ela se sentisse culpada pela situação e merecedora das agressões. No caso de Jodi podemos ver que esse comportamento é agravado pelo fato de sua mãe passar por problemas psicológicos. A fim de protegê-la, o garoto esconde o problema e até mesmo mente quando a origem de seus hematomas são questionadas.

A posição da escola no filme também é retratada de maneira bem próxima da realidade. Mesmo sendo avisada a diretora custa a acreditar que na “sua escola” exista um caso grave de agressão e sua negligência piora a situação. Os colegas de Jodi também se omitem por medo do bando de Nacho e perdem a oportunidade de salvar o jovem contribuindo indiretamente com o Bullying.


As agressões muitas vezes começam com piadinhas e brincadeiras de mal gosto.

.
Ao tentar ajudar o rapaz um vizinho que presencia o Bullying dá uma lição em Nacho mas acaba piorando a situação de Jodi. O agressor ameaça matar o jovem se ele contar a alguém, o que o inibi ainda mais. Até mesmo quando ocorre uma palestra sobre o tema em sua escola ele não tem coragem de denunciar os abusos.

A saída que Jodi encontra é buscar na internet pessoas que sofram violência na escola. Assim ele conhece uma jovem imigrante que é agredida psicologicamente e fisicamente. Os dois começam a namorar e o jovem conta a ela que também passa por essa situação. Com a ajuda dela ele se sente mais forte mas como ambos não fazem nada para evitar, um dia a moça acaba sendo brutalmente espancada pelas colegas e é internada em estado grave. A imagem dela no hospital meche demais com a já perturbada mente de Jodi.


A vítima não conta que sofre Bullying o que dificulta ou torna nula a busca por ajuda.


A saída que ele encontra é infelizmente uma das mais comuns entre as vítimas de Bullying: o suicídio. Em meio a situação insustentável e sem perspectiva de mudança ele prefere tirar a própria vida acreditando que assim pouparia sofrimentos à mãe e daria um fim a tanto sofrimento  A reação dos colegas diante da morte prematura que poderia ser evitada é de choque e indignação.

O filme não dá uma atenção especial ao que acontece com os agressores, o que torna a “moral da história” um pouco vaga. Ainda assim ele mostra de maneira clara e chocante a realidade dos que sofrem Bullying e a importância de se denunciar essa prática!

FICHA TÉCNICA: Origem: Wikipédia,

Bullying (filme de 2009)

Produção: é um filme de drama espanhol dirigido por Josetxo San Mateo. O filme estreou no Festival de Málaga de Cine Español em abril de 2009 e chegou aos cinemas espanhois em 23 de outubro de 2009.

Elenco
Albert Carbó (Jodi)
Laura Conejero (Julia)
Carlos Fuentes (Bruno)
Joan Carles Suau (Nacho)
e outros
Sinopse - O filme conta a vida de um menino chamado Jordi, que sofre bullying por ser esperto e quieto. Ele e sua mãe se mudam para um novo prédio para começar uma vida nova, graças à morte de seu pai. No começo parece tudo ser perfeito, até Jodi entra na nova escola e conhecer Nacho, que transforma sua vida em um inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário