EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A EDUCAÇÃO, NO RS, ESTÁ REPROVADA

JORNAL DO COMERCIO, 31/12/2012

Ana Paula Goulart


Precisamos conscientizar que, sem o conhecimento, nada pode mudar. Já não se constrói um grande profissional com resultados do Ideb se atingisse média 6,0 na educação, mas o governo federal comemorou avanços. Tem que urgentemente haver uma demanda social e assim exigir rapidamente as mudanças do senhor Tarso Genro. 

A Secretaria de Educação pouco fiscaliza e não monitora as escolas, não conseguimos, e a demanda não comporta. Atendimento pessoal nota 10, pequenas ações feitas, mas resultados nota zero. 

A Escola Estadual Santa Luzia somente foi conhecida em abril através de incansáveis e-mails, telefonemas e reuniões nas quais precisei informar o que estava acontecendo. Não tive acesso aos projetos pedagógicos. 

Plano de ação e gestão escolar democrática inclusiva só no papel. Espaços mediadores de aprendizagem fechados, como a biblioteca com livros nas caixas mofados, acervo desatualizado, sem mobília e espaços para pesquisas. Sala digital em desuso, não tem área coberta como ginásio de esportes, brinquedoteca só o espaço, sem brinquedos e estrutura. 

Resultado de 2012: o boletim de acompanhamento do 1º ano tem todos os pontos atingidos, e a criança não consegue ler “bo+la”. Resposta da escola: não é obrigatório alfabetizar neste ano, são muito imaturos, temos até o 3º ano para se concretizar o ciclo. O que tem nesta escola? Professor, giz e merenda. 

Minha luta continuará, vou informar o governador e o MP. O que mais precisam saber para mudar esta educação falida?

Técnica administrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário