ZERO HORA 20 de junho de 2013 | N° 17467
Maria Cecília Medeiros de Farias Kother*
A educação efetiva-se de forma completa no processo que envolve ensinar e aprender. Isso implica a integração, a interação, a amplitude e a complexidade que permeiam o resultado previsto e consequente da educação.
A educação tem início no ensinar, mas não é finita no aprender. O ciclo formal da educação é de relativa conclusão: pode acabar no final do planejado, mas não inclui nem se esgota na conclusão desse acabado. Ao contrário, a educação abre-se para a necessidade da continuidade que o conhecimento, iniciado e nele mesmo embutido, impõe pela extensão inesgotável regulada por essas implicações internas e dinâmicas no seu próprio envolvimento.
O instrumento-objeto da educação, objetiva e subjetiva, vem a ser o conhecimento na forma teórica, prática, material, abstrata, filosófica, específica e genérica, gerado no ato de aprender. Os avanços do campo da educação geram, acompanham, promovem e ultrapassam o seu próprio desenvolvimento enquanto propulsores dele mesmo.
O questionamento que vem acompanhando a educação, para não perder a sua objetividade, precisa ser freado para não descambar para um clima de excesso demasiado e destrutivo. A amplitude e permeabilidade da responsabilidade, pelos efeitos resultantes da educação que cabem aos homens, seus agentes na ação, na omissão e nas respectivas consequências destas, são incontroláveis e, por isso, passíveis de análise e críticas.
Participar da educação como sujeito do processo formativo e informativo que dela emerge é necessário para a realização da vida pessoal, social e profissional enquanto patamar norteador da vida das pessoas. Por outro lado, esse estágio, sem um direcionamento aprofundado e específico, não qualifica todos para tudo, embora seja ele fundamentado em um processo educativo.
Isso significa que falar em educação requer, além da vivência, uma qualificação específica para analisá-la como processo complexo e infinito nos meandros que, gerados e fundamentados por ela mesma, implicam compreender o que é compreender e entender a educação no seu todo.
* Vice-presidente da Federasul
Maria Cecília Medeiros de Farias Kother*
A educação efetiva-se de forma completa no processo que envolve ensinar e aprender. Isso implica a integração, a interação, a amplitude e a complexidade que permeiam o resultado previsto e consequente da educação.
A educação tem início no ensinar, mas não é finita no aprender. O ciclo formal da educação é de relativa conclusão: pode acabar no final do planejado, mas não inclui nem se esgota na conclusão desse acabado. Ao contrário, a educação abre-se para a necessidade da continuidade que o conhecimento, iniciado e nele mesmo embutido, impõe pela extensão inesgotável regulada por essas implicações internas e dinâmicas no seu próprio envolvimento.
O instrumento-objeto da educação, objetiva e subjetiva, vem a ser o conhecimento na forma teórica, prática, material, abstrata, filosófica, específica e genérica, gerado no ato de aprender. Os avanços do campo da educação geram, acompanham, promovem e ultrapassam o seu próprio desenvolvimento enquanto propulsores dele mesmo.
O questionamento que vem acompanhando a educação, para não perder a sua objetividade, precisa ser freado para não descambar para um clima de excesso demasiado e destrutivo. A amplitude e permeabilidade da responsabilidade, pelos efeitos resultantes da educação que cabem aos homens, seus agentes na ação, na omissão e nas respectivas consequências destas, são incontroláveis e, por isso, passíveis de análise e críticas.
Participar da educação como sujeito do processo formativo e informativo que dela emerge é necessário para a realização da vida pessoal, social e profissional enquanto patamar norteador da vida das pessoas. Por outro lado, esse estágio, sem um direcionamento aprofundado e específico, não qualifica todos para tudo, embora seja ele fundamentado em um processo educativo.
Isso significa que falar em educação requer, além da vivência, uma qualificação específica para analisá-la como processo complexo e infinito nos meandros que, gerados e fundamentados por ela mesma, implicam compreender o que é compreender e entender a educação no seu todo.
* Vice-presidente da Federasul
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