EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 12 de julho de 2011

O EXEMPLO DE CANOAS

EDITORIAL ZERO HORA 12/07/2011


O lançamento do edital para a seleção de professores em Canoas, já afinado com as exigências do novo plano de carreira do município, constitui-se num marco importante para a educação no Estado. Inovadora na busca de qualidade no ensino, a proposta inspira mudanças que o governador Tarso Genro pretende implantar em âmbito estadual, ao mesmo tempo em que suscita rejeição por parte do Cpers, que planeja manifestação contra as mudanças.

O debate é oportuno e, pela sua relevância, não deveria ficar restrito apenas a essas áreas, pois diz respeito a toda a sociedade, particularmente àquela parcela interessada em qualidade no ensino já, antes que novas gerações se sucedam sem conseguir usufruir dos avanços. Diferentemente de corporações que insistem em vagas bandeiras de lutas, algumas das quais superadas pelo tempo, o que a administração canoense fez foi definir uma perspectiva de salto na qualidade do ensino a partir de uma combinação entre formação adequada, tempo de serviço, assiduidade e desempenho.

Por isso, os professores a serem selecionados agora por concurso deverão ter curso superior, prestar prova escrita e demonstrar capacidade de transmitir conteúdo. Vencida esta etapa, tudo vai depender do grau de envolvimento do educador com objetivos claros para ascender na carreira e das oportunidades oferecidas para a atualização profissional, assegurando vantagens para si e, por extensão, para os alunos.

Se a preocupação central do Cpers é a defesa da categoria, a do poder público precisa ir além, privilegiando a qualidade do ensino ministrado aos alunos. Nada mais justo, portanto, do que a ênfase ao comprometimento, desde que baseado em parâmetros previamente discutidos, e não simplesmente impostos. O que começa a se definir a partir de agora em Canoas é uma tentativa de romper com critérios muitas vezes paternalistas e pouco objetivos. O importante é que, no município e no Estado, esse movimento resulte em ganhos para todos, mas particularmente para quem busca aprendizagem em sala de aula.

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