EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Defendemos uma política educacional multidisciplinar integrando os conhecimentos científico, artístico, desportivo e técnico-profissional, capaz de identificar habilidade, talento, potencial e vocação. A Educação é uma bússola que orienta o caminho, minimiza dúvidas, reduz preocupações e fortalece a capacidade de conquistar oportunidades e autonomia, exercer cidadania e civismo e propiciar convivência social com qualidade, dignidade e segurança. O sucesso depende da autoridade da direção, do valor dado ao professor, do comprometimento da comunidade escolar e das condições oferecidas pelos gestores.

terça-feira, 14 de julho de 2015

O RETROCESSO DA DESESCOLARIZAÇÃO




JORNAL DO COMÉR5CIO 14/07/2015



Luciano Centenaro




Desde a remota Antiguidade Clássica, encontramos elementos que simbolizam o conceito de escola que conhecemos. Desde muito tempo, convivemos com esta instituição que até hoje ousa manter-se atualizada e em permanente reformulação. Paira sobre a escola, a crítica de que sua estrutura, seus conhecimentos, sua organização e seus professores pouco alteraram-se nas últimas décadas. Além disso, que esta não consegue acompanhar a mudança exponencial pela qual as gerações de estudantes passam na atualidade.

Diante dessas dúvidas, cresce no mundo o índice de famílias que têm optado por uma alternativa radical na formação de seus filhos. Esta proposta educacional, conhecida como desescolarização, foi difundida na década de 1970 e tem em sua raiz uma crítica ao trabalho desenvolvido nas instituições de ensino. Um dos argumentos mais utilizados pelos que defendem esse método é a autonomia na seleção do currículo escolar.

Mas, de que escola estamos falando? Será possível educar nossos estudantes sem proporcionar espaços criativos de construção coletiva de conhecimento? Será possível auxiliar na formação de cidadãos críticos sem uma relação de alteridade e sem a pedagogia do encontro? Será que nossas escolas realmente homogeneízam seus estudantes e não levam em consideração seus interesses? Com certeza, não. A instituição escolar vai muito além do lugar sagrado onde se constrói conhecimento em cada ambiente e não apenas na sala de aula. É o espaço de acertar e errar para aprender a ser melhor do que um dia já se fora, de partilha das experiências dos estudantes e de aprendizagem de todos os jeitos. É o ambiente único para construir com o outro hoje as argumentações necessárias para fundamentar nossos conhecimentos. Deixar esses aspectos de lado é abandonar os princípios da formação humana. É limitar a convivência com os que pensam diferente e restringir a possibilidade de transformação.

Coordenador Educacional dos Colégios Maristas

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